Construindo Hábitos Produtivos

O que são Hábitos?

(E como eles impactam sua Produtividade Pessoal)


Por definição, hábitos são decisões ou atividades que fazemos quase que diariamente. São comportamentos que executamos sem precisar pensar, muitas vezes no modo automático, como escovar os dentes, dirigir, tomar remédios, etc.

De acordo com Charles Duhigg, referência internacional no assunto, cerca de 40 a 45% do que fazemos todos os dias são hábitos. Dessa forma, podemos dizer que nossas vidas são, essencialmente, a soma dos nossos hábitos.

O quão feliz ou triste você está? Resultado dos seus hábitos. Como estão suas finanças? Resultado dos seus hábitos. Você está em forma? Resultado dos seus hábitos.

Nada foge desse padrão. O que repetidamente fazemos, ultimamente forma o que somos, no que acreditamos, com quem convivemos e como nos sentimos.


Por onde começar?

(Princípios Básicos para Construção de Hábitos Produtivos)


Princípio #1 - Defina seu Gatilho/Rotina/Recompensa

Nos últimos anos, um corpo crescente de evidências vem mostrando a grande importância que nossos hábitos possuem para o nosso sucesso. Não é à toa que existem hoje tantos conteúdos que buscam elucidar quais os hábitos mais comuns nos top-players do mercado.

Por esse motivo, diversas pesquisas buscam entender também quais são as bases psicológicas envolvidas na construção e consolidação de hábitos. Dentre essas pesquisas, uma que possui hoje grande aceitação no ramo científico dita que todo hábito possui 3 componentes principais. São eles:

Gatilho: Componente que dispara um comportamento;

Rotina: O comportamento propriamente dito;

Recompensa: O benefício de completar seu hábito.

Não importa se estamos falando de hábitos produtivos ou improdutivos, todos eles podem ser subdivididos nesses 3 componentes.

Dessa forma, o princípio recomendado aqui é muito simples: se você está buscando desenvolver um novo hábito, defina claramente qual será o gatilho (hora, contexto ou situação que precede seu hábito), a rotina (qual a sequência de comportamentos que você fará) e qual a recompensa (o que você ganha no exato momento que completou seu hábito?).


Princípio #2 - Comece Devagar

Certo, uma vez que você entenda quais são os 3 componentes do hábito, é importante que você também entenda que a sua rotina (comportamento em si) é o que menos importa para consolidação do hábito.

A todo momento, seu cérebro está buscando vincular um estímulo (gatilho) com um prazer (recompensa). Se você conseguir vincular qualquer estímulo que você possui no seu dia com um prazer imediato, então isso criará um hábito.

Portanto, o segredo aqui é começar devagar. Se você quer fazer da atividade física um hábito, pergunte-se qual é o menor intervalo de tempo treinando que te dará uma recompensa imediata (sentimento de prazer). Se você quer começar a ler mais livros durante esse ano, qual a quantidade mínima de páginas que precisa ler por dia para aumentar a quantidade de livros lidos?

Depois que o gatilho e a recompensa estiverem fixados, e você conseguir fazê-los automaticamente, aí sim você pode alterar livremente a sua rotina para aumentar ainda mais os seus resultados.


Princípio #3 - Organize-se Antes

Você se planeja para correr de manhã, e até mesmo coloca o despertador para alguns minutos antes, de forma que tenha tempo para se preparar.

De manhã, você levanta e passa os primeiros 10 minutos do dia procurando seu tênis de corrida, que há muito tempo não usa. Em seguida, abre a outra porta do guarda-roupa e passa mais 5 minutos escolhendo qual roupa de exercício utilizará hoje. Você então abre a previsão do tempo no seu celular, e vê que existe uma possibilidade de 30% de começar a chover nos próximos minutos.

Você se convence novamente de que hoje não é o melhor dia para começar, e posterga novamente sua corrida para o dia seguinte.

Eu não sei se isso já aconteceu com você, mas não são raros os casos de pessoas que não se organizam antes de iniciar se hábitos, e por isso acabam procrastinando o início da tarefa.

Tenha sempre em mente que o primeiro passo é sempre o mais complicado. Portanto, quanto mais fácil é dar esse primeiro passo, melhor para você. Organize tudo o que você precisará no dia seguinte para realizar seu hábito, e aumente exponencialmente as suas chances de sucesso.


Princípio #4 - Não Quebre a Corrente

Existe um método de Produtividade Pessoal extremamente simples, chamado de “Não quebre a corrente”. Esse método é atribuído ao comediante Jerry Seinfeld, que possuía um grande calendário em casa, onde marcava com um “X” vermelho todos os dias onde conseguia escrever uma piada.

O princípio aqui é muito simples: depois de alguns dias marcando o “X” no calendário, você conseguirá ver uma corrente. Basta realizar seu hábito todos os dias, e sua corrente continuará crescendo.

O entusiasmo de ver a corrente crescendo todos os dias te manterá na ativa, aumentando muito suas chances de manter seu novo hábito no longo prazo.


Princípio #5 - Monte uma Rotina Matinal Produtiva

Se existe um período do dia onde você deve procurar sempre manter hábitos produtivos, então esse período é o início da sua manhã. Isso porque não existe nada tão poderoso quanto começar seu dia com algumas vitórias pessoais.

Sua manhã é a parte mais importante do seu dia, já que é capaz de ditar todo o ritmo dele. Está levantando mal-humorado, ou cansado? São grandes as chances de ter um dia estressante e pouco produtivo. Está acordando de bom humor, com energia e disposição, relaxado e pronto para trabalhar? Muito provável que você irá finalizar diversas tarefas da sua lista de afazeres.

Mesmo que você acorde não se sentindo tão bem, uma rotina matinal adequada pode levantar seu ânimo e mudar seu humor para melhor. Dessa forma, seu nível de confiança se eleva e você alcança o sentimento de progresso necessário para obter cada vez mais vitórias durante seu dia.


Minhas Recomendações

(Artigos para Começar Bem seus Estudos!)


(Leia por primeiro)

AGREGAÇÃO DE GANHOS MARGINAIS: O PODER EXTRAORDINÁRIO DE MELHORAR 1% A CADA DIA

Em 2010, o ciclista Dave Brailsford foi confrontado com uma tarefa complicada. Na época, nenhum ciclista britânico jamais havia ganhado a Tour of France (uma das corridas de ciclismo mais concorridas no mundo), mas como diretor de performance da equipe Sky, Brailsford recebeu a missão de mudar isso.

Embora a previsão inicial fosse ganhar a corrida apenas em 2014, essa meta foi alcançada já em 2012 pelo ciclista Bradley Wiggins e novamente em 2013 por Chris Froome, sendo ambos integrantes...


(Leia em seguida)

CRIANDO HÁBITOS PRODUTIVOS: O GUIA FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER UMA ROTINA PRODUTIVA

Qual pé você calça primeiro todos os dias? Provavelmente, ninguém nunca te perguntou isso antes. Aliás, você provavelmente nunca precisou parar para pensar sobre isso antes.

Todos os dias, você simplesmente se veste, e coloca seu sapato enquanto pensa em outras coisas. Calçar o sapato, para você, é um hábito que acontece automaticamente sem qualquer esforço ou decisão consciente.

A verdade seja dita, existem centenas, senão milhares de comportamentos que executamos diariamente da mesma forma. Desde colocar a pasta de...


(Leia por terceiro)

GATILHOS MENTAIS: O ENORME IMPACTO DO AMBIENTE SOBRE A SUA PRODUTIVIDADE

Mudar seus hábitos pode ser realmente muito difícil. É complicado se manter motivado, e mesmo quando o hábito adotado lhe faz bem, em algumas situações você acaba escorregando e voltando para os seus antigos padrões de comportamento.

Mas o que aconteceria se eu te fornecesse uma opção diferente?

Algo que não envolve nem um pouco de motivação? Em 2003, os pesquisadores Eric Johnson e Daniel Goldstein realizaram um estudo surpreendente, que revelou o quanto o ambiente que você vive influencia...


(Leia por quarto)

MOMENTUM: O PRINCÍPIO CHAVE PARA CONSOLIDAÇÃO DE HÁBITOS

Alguma vez você já se perguntou por que é tão difícil criar e consolidar bons hábitos? Não importa se você está querendo manter uma nova dieta, ter uma rotina de exercícios, meditar todos os dias ou até mesmo estar sempre planejando seus dias. Independente de qual hábito você escolha, se você está tendo dificuldades em criar e manter hábitos, você provavelmente precisa:

Compreender os princípios básicos de como criar e manter novos hábitos (explicados neste artigo); Compreender porque é mais...


(Leia por quinto)

NÃO QUEBRE A CORRENTE: COMO VISUALIZAR SEUS HÁBITOS DE MANEIRA MAIS CLARA

Há alguns anos atrás, Brad Isaac era um comediante jovem, que ainda estava iniciando sua carreira no ramo da comédia. Em uma de suas apresentações, Brad encontrou Jerry Seinfeld, um dos comediantes de maior sucesso dos últimos tempos.

Seinfeld é reconhecido como um dos 100 melhores comediantes de todos os tempos pela Comedy Central, e de acordo com a Forbes, atingiu o pico de sua carreira em 1998, onde recebeu 267 milhões de dólares em um único ano. Isso mesmo...


Todos os Artigos

(Organizados por Ordem de Publicação)