Melhorando Foco e Concentração

O que é Foco?

(E como ele impacta sua Produtividade Pessoal)


Por definição, foco é o ato de concentrar a sua atenção, interesse e energia em alguma coisa. É o ato de dizer “sim” para uma opção e “não” para todas as demais opções.

Por exemplo, neste exato momento, seu foco está voltado para a leitura deste texto. Isso implica dizer que você poderia estar fazendo diversas outras atividades, mas resolveu por não fazê-las agora. Obviamente, você pode alterar seu foco mais tarde, e prestar atenção em outras áreas da sua vida. Contudo, para ler esse texto, você decidiu (consciente ou inconscientemente) eliminar todas as suas demais tarefas, e focar somente aqui.

Isso chamamos de foco. Através dele, você aumenta drasticamente a sua capacidade de compreender esse texto e raciocinar sobre o que está escrito. Através dele, você diz “não para diversas opções, e concentra toda a sua energia para realizar a única coisa que resta, e assim progredir imensamente rumo ao que deseja.


Por onde começar?

(Princípios Básicos para Melhorar seu Foco)


Princípio #1 - Desista do Multitarefar

Bom, você provavelmente já deve ter lido em algum lugar, ou escutado alguém falar, que o cérebro humano é incapaz de “multitarefar”. Mas o que isso significa?

Basicamente, isso significa que o seu cérebro é incapaz de se concentrar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso é, ele até mesmo consegue comandar diversas atividades ao mesmo tempo, contudo, o que ele não consegue fazer é realmente focar em mais de uma tarefa por vez.

Caso seja necessário, o seu cérebro também consegue alternar rapidamente entre duas ou mais tarefas, fazendo com que pareça ser multitarefa. Por exemplo, enquanto montamos um relatório, podemos alternar nossa atenção para leitura de um e-mail, contudo isso possui o desagradável ônus de nos deixar menos produtivos.

Ao alternar entre tarefas, nosso cérebro precisa de um intervalo de tempo para começar a pensar e operar com facilidade sobre aquela tarefa, sendo um desperdício de tempo e energia. Em termos psicológicos, esse preço mental é chamado de “Custo de Alternância”.

Para demonstrar essa ideia, pegue por exemplo este estudo de 2003, publicado no International Jorunal of Information Management. De acordo com a pesquisa, uma pessoa normalmente checa seus e-mails a cada 5 minutos, e demora, em média, 64 segundos para retomar sua outra tarefa após checar a caixa de entrada. Isso é o mesmo que dizer que uma pessoa perde 1 minuto a cada vez que resolve alternar entre tarefas.


Princípio #2 - Limpe sua Cabeça

Eu não sei se já aconteceu com você, mas provavelmente você já sentou para estudar, ou trabalhar em algum projeto, e sua cabeça não conseguiu parar de pensar sobre as outras 500 tarefas que você ainda precisa fazer.

Então você se pergunta: por que é tão difícil manter a concentração?

Em seu livro Deep Work, Cal Newport refere-se a esse problema explicando o conceito de “Resíduo de Atenção”. De acordo com Newport, “quando você troca da tarefa A para a tarefa B, sua atenção não segue imediatamente – um resíduo da sua atenção se mantém preso, pensando sobre a tarefa original”.

Isso significa que todas as vezes que sabemos que precisamos fazer uma tarefa, mas não a passamos para um sistema confiável, onde possamos lembrar o que precisamos fazer, então nossa cabeça continua desperdiçando parte de sua energia mental lembrando e relembrando essa tarefa.

O meu conselho, portanto, é que liste quais são todas as suas tarefas que ainda precisam ser feitas, de forma que você livre espaço mental para ser utilizado na sua tarefa atual.


Princípio #3 - Antecipe e Elimine Interrupções

Se você quer aumentar sua capacidade de foco, então provavelmente precisará investir um tempo pensando sobre como fará para que outras pessoas parem de te interromper.

Em média, estima-se que todos nós perdemos cerca de 2 horas por dia apenas lidando com interrupções, e isso sem contar o tempo que precisamos para repensar e retomar a tarefa que estávamos fazendo.

De maneira geral, levamos cerca de 23 minutos para retomar uma tarefa após uma interrupção. Em outras palavras, nossa cabeça precisa de 23 minutos para voltar ao nível de concentração onde estávamos antes de sermos interrompidos.

Portanto, minha recomendação é para que mantenha por uma semana um caderno ao seu lado, onde possa anotar alguns dados, como “quem está te interrompendo”, “o motivo”, “a relevância da interrupção” e a “urgência”.

Após rastrear suas interrupções por uma semana, você já pode começar a se planejar para antecipar e eliminar interrupções do seu dia a dia.


Princípio #4 - Aprenda a Meditar

Dentre todas as técnicas e metodologias que podem te ajudar a se manter mais focado, eu penso que nenhuma delas possui tantos benefícios quanto a prática regular de meditação.

É bem verdade que algumas pessoas possuem alguns conceitos um tanto equivocados quanto ao que é meditação, e como ela funciona. Contudo, uma vez que deixemos esses conceitos equivocados de lado, conseguimos perceber que a meditação é por si só uma ferramenta desenvolvida para continuamente testar a nossa capacidade de permanecermos focados.

Isso porque independentemente do tipo de meditação que você decida praticar, todas elas promovem a escolha de uma “âncora”, a qual é um objeto ou pensamento que você escolhe para se manter focado, e a tentativa continua de permanecer com o foco nessa âncora por todo o tempo de meditação.

Essa é uma prática simples, mas que possui benefícios extremamente profundos para nossa capacidade de foco e concentração.


Princípio #5 - Mude de Ambiente

Existem diversos estudos que mostram que a maneira com que nos comportamos é amplamente influenciada pelo ambiente que estamos inseridos.

Todos nós sabemos instintivamente que diferentes ambientes nos trazem diferentes resultados, não é mesmo? Em qual ambiente você consegue fazer seu melhor trabalho: em uma cafeteria com diversas pessoas conversando, ou em uma sala fechada, sem barulho?

Se você respondeu que consegue trabalhar melhor em uma sala fechada, é porque você provavelmente já teve boas experiências nesse tipo de ambiente e sabe o que é melhor para você.

Contudo, muitas vezes nossa intuição erra, e temos dificuldade para focar até mesmo trabalhando em um ambiente que comumente traz bons resultados. Se esse é o seu caso, talvez essa seja a hora de você experimentar algo novo. Talvez mudar algo de lugar, ou tentar trabalhar em um ambiente totalmente diferente.

Novos ambientes nos trazem diferentes estímulos, que fazem com que pensemos de maneira diferente. Talvez você precise apenas dessa troca de estímulos para voltar a focar sem dificuldades.


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