Combatendo a Procrastinação

O que é Procrastinação?

(E como ela impacta sua Produtividade Pessoal)


Seres humanos procrastinam há séculos. Esse problema é tão antigo, que até mesmo os filósofos gregos, como Sócrates e Aristóteles criaram uma palavra para descrevê-lo: Akrasia.

Akrasia é o estado de agir contra seu melhor julgamento. É quando fazemos algo, e sabendo que deveríamos estar fazendo alguma outra coisa. É quando ficamos assistindo vídeos no YouTube, ao invés de estudarmos. É quando permanecemos checamos e-mails logo pela manhã, ao invés de atacarmos direito nossas tarefas mais importantes.

Akrasia, ou procrastinação, é a força que nos impede de seguir em frente com o que planejamos fazer. É a resistência que nossa própria mente impõe sobre nossas metas e objetivos.

Dessa forma, os malefícios da procrastinação são óbvios. Quanto mais demoramos para fazermos aquilo que planejamos, maior é a culpa que sentimos por não estarmos progredindo, e maior é o tempo que se passa antes de alcançarmos nossos objetivos.


Por onde começar?

(Princípios Básicos para Combater a Procrastinação)


Princípio #1 - Comece o Dia com a Tarefa mais Difícil

Talvez você não saiba, mas todos nós possuímos uma capacidade limitada de força de vontade.

Ao longo de múltiplas decisões que precisamos tomar ao longo do dia, nossa capacidade de resistir a tentações se exaure e acabamos tomando decisões piores a tarde e à noite quando comparadas ao início do dia.

Dessa forma, a primeira recomendação para combater a procrastinação é muito simples: se possível, inicie seu dia realizando a sua tarefa mais difícil, aquela que você possui maiores chances de você acabar procrastinando.


Princípio #2 - Considere e Sinta as Consequências

De maneira geral, podemos falar que um dos maiores causadores da procrastinação é a tendência natural que nosso cérebro possui de ver nosso “eu” presente como alguém diferente do nosso “eu” futuro.

De acordo com uma pesquisa feita por Hal Ersner-Herschel, professor na Universidade da Califórnia (UCLA), quando pessoas são encorajadas a pensar nelas mesmas dez anos à frente, sua atividade cerebral se aproxima de quando são instigadas a pensar em celebridades que sequer conhecem.

A solução para esse problema, portanto, é que aproximemos nosso “eu” presente do nosso “eu” futuro. Não apenas de forma racional e desligada, mas de forma completamente emocional. Fechar os olhos e se colocar na posição de seu “eu” futuro, sentindo tudo que ele estará sentindo por ter procrastinado.

Isso provavelmente alterará completamente seu estado emocional no presente, te deixando mais apto a tomar melhores decisões, e a realizar agora a tarefa que está procrastinando.


Princípio #3 - Identifique o que Está te Impedindo

Caso o princípio colocado acima não funcione para você, o ideal é que você identifique quais outros motivos podem estar te levando a procrastinar. De maneira geral, a maior parte das pessoas se encaixam em ao menos 1 dos 3 perfis abaixo:

  • Paralisia por Análise: O primeiro motivo que pode te levar a procrastinar é o excesso de opções. Quando temos muitas opções, nosso cérebro possui dificuldade em escolher o que é melhor, e, portanto, permanece paralisado. Em outras palavras, é mais fácil não fazer nada do que arriscar tomar a decisão errada. Se esse é o seu caso, aconselho que tome uma decisão mais intuitiva, e veja quais são os resultados. Poucas coisas na vida são irreversíveis, então você provavelmente poderá mudar de ideia caso não goste dos resultados.
  • Falta de Clareza: O segundo motivo que pode estar te levando a procrastinar é a falta de clareza sobre o que deve fazer, ou sobre quais são os seus objetivos com a tarefa. Se você desconfia que esse é o seu caso, pegue um caderno e comece a estruturar seu pensamento no papel. Descreva exatamente o que você deve fazer, e como saberá que finalizou a tarefa.
  • Resultado Insatisfatório no Passado: Por último, muitas pessoas procrastinam a realização daquelas tarefas que já tiveram maus resultados no passado. É uma tendência natural do cérebro evitar dores e desconfortos. Se esse é o seu caso, reflita sobre os motivos que te levaram a ter resultados insatisfatórios no passado, e planeje como fará diferente.

Princípio #4 - Quebre suas Tarefas em Pequenos Pedaços

Seu cérebro busca ao máximo evitar qualquer tipo de dor física ou emocional que você possa ter. Dessa forma, sempre que alguma tarefa ou projeto parecer intimidador, é bem provável que você procrastine a sua realização.

Para acabar com esse “medo”, o ideal é que você separe essas tarefas e projetos em tarefas menores, que lhe pareçam menos intimidadoras. Fazendo isso, você ganhará mais clareza sobre o que deve ser feito, e aumentará as suas chances de se sentir satisfeito(a) com o seu progresso.


Princípio #5 - Foque no Tempo de Tarefa e Não no Seu Resultado

Lembra que eu disse que muitas vezes nós procrastinamos porque nosso “eu” presente está distante do nosso “eu” futuro? Pois é, o fato é que por vezes nós não iniciamos uma tarefa porque seus resultados parecem muito distantes, o que mina a nossa motivação.

A melhor forma de superar esse obstáculo é estipular um tempo no qual irá trabalhar na tarefa e não se preocupar em atingir um resultado específico nesse período. Foque apenas em fazer o seu melhor no tempo estipulado, independentemente desse tempo ser 2 minutos, 10 minutos, 30 minutos ou mais que isso.

Faça o teste de trabalhar na tarefa que está procrastinando por apenas 2 minutos. Comece a sua realização, e ao final dos 2 minutos veja como está se sentindo. É possível que você não tenha recuperado a motivação, mas ao menos já se sentirá bem-sucedido por ter saído do lugar. Lembre-se que o mais difícil é dar o primeiro passo.


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(Artigos para Começar Bem seus Estudos!)


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