Os 5 Vídeos Fundamentais para um Ultrapassador de Limites!

Se eu te dissesse que você pode morar no lugar que você sempre sonhou, ter tempo para as pessoas que você ama, e acelerar os resultados que você deseja obter, sem que para isso você precise carregar o mundo nas costas, sem estresse e sem pressão, você acreditaria?!

Pois é, a partir de hoje, o Rodrigo Cardoso estará disponibilizando gratuitamente alguns materiais para te ajudar justamente com isso, na 5ª Jornada do Ultrapassador de Limites.

(Faça já sua inscrição clicando aqui)

Para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho, o Rodrigo é especialista em Alta Performance, sendo o criador do programa “Ultrapassando Limites – Transforme sua Vida em 4 Semanas”.

Esse programa já mudou a vida de milhares de brasileiros, e pode, sem dúvida, ensinar você a superar seus medos, ultrapassar limites e ter disposição constante para atingir todas as suas metas 20 vezes mais rápido.

Nos últimos meses, eu tenho acompanhado muito o trabalho do Rodrigo, e neste artigo eu trago algumas das grandes ideias que ele defende nos seus vídeos.

Então vamos lá?!

 

Vídeo 1 – Indicador de Auto Presença

Nos últimos anos, a ciência tem voltando cada vez mais os olhos para os benefícios de práticas como meditação e mindfulness (prática de trazer sua atenção para o que está acontecendo no agora).

Artigo relacionado: Meditação: O Guia Científico Para Reduzir o Estresse, Aquietar a Mente, e Ainda Ficar 10% Mais Feliz

Um dos projetos que mais me chama atenção é conduzido por Matt Killingsworth. Matt estuda maneiras de sermos mais felizes utilizando esse aplicativo. Através dele, o pesquisador é capaz de enviar perguntas para pessoas em momentos aleatórios do dia, e vincular diferentes atividades relacionadas as mudanças nos níveis de felicidade dos usuários ao longo do tempo.

Durante seus estudos, Matt conseguiu fazer uma relação muito interessante. Os usuários que reportavam passar mais tempo com a mente divagando, isso é, pensando sobre acontecimentos ou projetos que já aconteceram, ou que ainda irão acontecer (independentemente de essas memórias ou planos serem positivos ou negativos), reportaram níveis de felicidade significativamente menores que pessoas que passavam mais tempo com a mente no presente.

Agora, eu não pretendo me estender sobre esse assunto nesse artigo, e se você tiver interesse, pode encontrar a explicação completa dos experimentos neste vídeo.

Mas a conclusão que quero chegar aqui, é que faz muito bem para nossa felicidade tirarmos um tempo no dia, mesmo que pequeno, para deixarmos de agir no “piloto automático”, e para focar a mente no que está acontecendo no agora.

Com isso em mente, o Rodrigo Cardoso nos convida a aumentar nossos níveis de felicidade, medindo o quão presentes estamos no dia através do que chama de “Indicador de Auto Presença”.

 

Vídeo 2 – O que Não é Medido não é Gerenciado

Existe uma famosa frase de Peter Drucker que diz que “O que não é medido não é gerenciado”.

Isso porque as pessoas respeitam aquilo que você inspeciona, e não existe outra maneira de inspecionar algum processo que não medindo o quão eficiente ele está.

Faz sentido, não é mesmo? Se você deseja aumentar os lucros da sua empresa, você precisa medir seus lucros hoje, e averiguar o quanto ele está crescendo ao longo das semanas. Da mesma forma, se você deseja aumentar o engajamento que seus funcionários têm com a empresa, você precisará medir isso de alguma forma, utilizando por exemplo uma matriz de arquétipos.

Essa linha de raciocínio, onde você passa a medir tudo aquilo que você deseja melhorar, é a base para um crescimento amplo e contínuo nos mais diversos contextos, desde ambientes empresarias até os pessoais.

Afinal de contas, não é isso que você também está fazendo, por exemplo, quando quer perder peso? Primeiramente, você procura saber o quanto está pesando hoje, e faz uma nova medição na semana seguinte, e na outra semana, e assim por diante.

Apenas através da medição conseguimos ter certeza de onde estamos, e se estamos indo pelo caminho certo para alcançaremos nossos objetivos.

 

Vídeo 3 – Delegar ou Delargar

Bom, uma vez que você esteja consciente de que precisa inspecionar seus procedimentos para que as pessoas respeitem o seu trabalho, é preciso conversarmos sobre uma segunda peça do quebra cabeça: a diferença entre “delegar” e “delargar”.

Então, em primeiro lugar, é extremamente comum no ambiente empresarial a existência de chefes centralizadores, que não passam as tarefas para seus funcionários porque acreditam que ninguém pode fazer suas tarefas melhor do que eles.

Se você é assim, cá entre nós, é bem provável que isso seja verdade. Provavelmente, você seja a pessoa que melhor executa determinadas tarefas dentro da sua empresa. Contudo, você é apenas um, e a tendência é que se sinta esgotado quando precisa fazer tudo sozinho.

Nesses casos, você precisa tomar cuidado para não começar a “delargar” suas tarefas para seus funcionários. Em outras palavras, cuidado para apenas não dizer aos seus funcionários o que precisa ser feito, e largar na mão deles toda a responsabilidade.

Essa, sem dúvida, não é a melhor maneira se delegar uma tarefa. Conforme discutido no artigo “Como Delegar de Maneira Eficiente”, esse é um processo que precisa ser feito com tempo e planejamento, de forma que tanto você como chefe, quanto o seu funcionário, entendam e concordem sobre o que exatamente deve ser feito.

 

Vídeo 4 – Pequenas Mudanças Grandes Resultados

Bom, você pode pensar que para realizar essas mudanças, e começar a delegar de maneira mais eficiente, você precisará fazer grandes alterações na sua empresa, mas raramente esse é o caso.

Existem algumas pequenas alterações que você pode fazer na maneira com que comunica sua tarefa, que fará uma grande diferença nos seus resultados.

Por exemplo, uma prática muito recomendada é a comunicação do nível de autoridade que seu funcionário tem sobre cada tarefa. Conforme eu discuti no artigo “Os 5 Erros Mais Comuns que Gestores Cometem ao Delegar suas Tarefas”, existem 5 níveis diferentes de autonomia que você pode fornecer ao seu funcionário, e essa comunicação é imprescindível se você deseja que funcionário execute um bom trabalho.

Da mesma forma, combinar com o seu funcionário o que deve ser feito caso alguma coisa dê errado, ou caso seja necessário alguma mudança de planos, também pode impactar fortemente o resultado do seu trabalho.

 

Vídeo 5 – Como está a qualidade das suas perguntas?

Por último, esse quinto vídeo do Rodrigo nos traz uma reflexão muito interessante, que diz respeito a fazermos as “perguntas certas” quanto ao que desejamos mudar.

Talvez você nunca tenha percebido, mas a todo momento sua cabeça está ou fazendo uma nova pergunta, ou respondendo a uma pergunta que você já fez.

Como só existem essas duas opções, nossos problemas começam quando caímos em alguns ciclos de perguntas que comprometem totalmente nosso foco, e temos dificuldade para sair do lugar. Por exemplo, quando nos perguntamos: por que meu negócio não vai para frente? Ou por que eu não consigo motivar meus funcionários? Ou ainda por que não consigo delegar de maneira eficiente?

Essas perguntas raramente te ajudarão, pois focam muito no problema, e não na solução. Você provavelmente teria melhores respostas se perguntasse: o que posso fazer para alavancar os meus negócios? Como posso motivar mais meus funcionários? Como posso delegar de maneira mais eficiente?

Conforme colocado no vídeo, para onde você foca vai toda a sua força, e para onde vai a sua força vai a sua energia, e onde você coloca sua energia as coisas crescem. Portanto, se preocupe mais com as perguntas que você está se fazendo, pois são elas que direcionam o seu foco e o seu crescimento.

 

Considerações Finais

Se você gostou das ideias defendidas pelo Rodrigo, não perca sua chance e inscreva-se gratuitamente para a 5ª Jornada do Ultrapassador de Limites!

Os vídeos permanecerão no ar apenas entre hoje e 28 de setembro, então não deixe para mais tarde! Cadastre-se agora e comece a aprender as técnicas que pessoas comuns, como o Marcos Rossi, o André Lago e o Paulo Rogério utilizaram para mudar completamente suas vidas!

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Quer receber e-mails sobre como criar metas de sucesso?

Então se inscreva na lista

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...