Rotina Matinal: O Guia Fundamental para Iniciar o Seu Dia em Alta Performance!

Rotina Matinal

Sem dúvida, um dos hábitos mais comuns entre pessoas produtivas e empreendedores de sucesso é uma rotina matinal proativa.

Enquanto que meros mortais se arrastam para sair da cama, e deixam o botão “soneca” ditar o início da manhã, pessoas produtivas coletam importantes vitórias antes mesmo de iniciar o dia de trabalho.

Isso porque mesmo que você acorde não se sentindo tão bem, ter uma rotina matinal adequada pode levantar seu ânimo, te fornecendo as vitórias necessárias para mudar seu humor para melhor.  Naturalmente, seu nível de confiança se eleva e você alcança o sentimento de progresso necessário para obter cada vez mais vitórias durante seu dia.

Justamente por isso, hoje falaremos sobre rotinas matinais de sucesso. Iremos tratar dos benefícios de investir em uma rotina matinal adequada, e analisares 6 diferentes práticas amplamente difundidas mundo afora. Responderemos ainda a algumas das dúvidas mais frequentes de quem está começando, e terminaremos com um desafio de 30 dias!

Se preferir, você pode clicar nos links abaixo para ir direto a uma seção particular do artigo que te interessa, ou pode simplesmente continuar a leitura para ver o artigo completo.

 

I. Introdução

Conheça Hal Elrod

Em 2008, os Estados Unidos estavam vivendo uma das maiores recessões econômicas da sua história.  Grandes instituições financeiras estavam falindo, quebrando todo o sistema financeiro mundial.

Na época, diversas famílias perderam o emprego, e com isso privaram-se também da chance de quitarem suas dívidas. Entre elas, estava a família de Hal Elrod.

Trabalhando como coach de negócios, Hal Elrod viu mais da metade dos seus clientes partirem do dia para a noite. Afinal de contas, em uma época em que todo mundo está sem dinheiro, quem tem o luxo de pagar por um consultor de negócios?

Em menos de 1 ano, Elrod precisou se desfazer da sua primeira casa, e se viu totalmente deprimido, com uma dívida superior a 50 mil dólares em cartões de crédito, e a mínima vontade de querer levantar da cama todas as manhãs. Na sua cabeça, a cama era o único lugar em que ele se sentia seguro, já que ali ele podia esquecer dos seus problemas.

Então, em uma manhã, tudo isso mudou. Ele resolveu seguir o conselho de um amigo, e sair para uma corrida logo cedo, com o intuito de clarear seu pensamento e melhorar o seu ânimo.

Enquanto corria, Elrod escutava um áudio do palestrante motivacional Jim Rohn, e ouviu um dos conselhos mais repetidos do palestrante: “Seu nível de sucesso raramente excederá o seu nível de desenvolvimento pessoal”.

Como se uma lâmpada tivesse acendido na sua cabeça, Elrod deu a volta e começou a caminhar para casa. Na sua cabeça, se ele desejava uma vida diferente, ele precisaria fazer algo diferente. Naquele momento, ficou claro que a única forma de sair da depressão era investindo em si mesmo, no seu próprio desenvolvimento pessoal!

 

Acordando às 5h da manhã

No caminho de volta para casa, Elrod permaneceu refletindo sobre qual o melhor horário para investir em si mesmo.

Afinal de contas, esse seria o seu maior desafio.  Por já estar utilizando todo seu tempo trabalhando para pagar suas contas, onde ele encontraria um tempo “extra” para seu desenvolvimento pessoal?

Em uma primeira análise, a noite lhe pareceu o melhor horário. Contudo, conforme ele foi percebendo, a noite ele estaria desfocado, e não colheria todos os benefícios das práticas que iria aplicar.

Se não a noite, então por que não de manhã? Na época, Elrod já estava acordado às 6h da manhã, por pura necessidade. Será que ele conseguiria acordar ainda mais cedo que isso?

Bom, ele resolveu ao menos tentar. No dia seguinte, ele acordaria às 5h para cuidar do seu desenvolvimento pessoal. Esse seria o horário que ele dedicaria para atrair, criar e sustentar o nível de sucesso que desejava.

Para facilitar o processo, Elrod definiu 6 práticas que já sabia que poderiam lhe ajudar. Como resultado, ele conta no seu livro “O Milagre da Manhã” que se sentiu tão animado para acordar no dia seguinte, como uma criança que acorda no dia de Natal.

 

Por que de manhã?

Antes de prosseguirmos com os acontecimentos que se sucederam na vida de Hal Elrod, é importante pararmos e refletirmos um pouco mais a respeito do porquê o período da manhã foi realmente uma boa escolha para o desenvolvimento da sua rotina.

Para algumas pessoas, isso deve parecer um pouco óbvio, mas a maneira com que você inicia o seu dia influencia fortemente a maneira com que você passa todo o resto do dele.

Basicamente, se você inicia o seu dia de forma caótica, reagindo a tudo que aparece na sua frente, provavelmente você vai passar todo o seu dia da mesma forma. E se o seu dia tende a passar assim, então sua semana tende a passar da mesma forma, e o seu mês também, e assim por diante.

Ao controlar o que acontece na sua manhã, você tende a controlar mais as outras atividades que acontecerão ao longo do seu dia, criando assim um dia com mais intencionalidade e propósito.

Esses são dois fatores que ampliam em muito a sua motivação, e fazem com que você se sinta mais vivo, feliz e satisfeito com a sua vida. Como você vai perceber, uma rotina matinal otimizada impacta positivamente as diversas áreas da sua vida, permitindo uma vida mais rica, produtiva e alegre.

 

O Milagre da Manhã

No dia seguinte, Elrod acordou completamente energizado para testar seu novo ritual matinal.

Ao realizar 10 minutos para cada uma das 6 práticas que havia definido no anterior, ele sentia como se já tivesse alcançado mais naquele dia, às 6h da manhã, do que a maior parte das pessoas alcança o dia todo.

Interessante, não? Como você acha que seu dia seria caso você se sentisse dessa forma? Como você se sentiria se antes mesmo das 6h da manhã, você já tivesse feito mais do que a maior parte das pessoas realiza em um dia inteiro?

Incrivelmente, Elrod conta que esse sentimento não desapareceu ao longo dos dias. Conforme as semanas iam passando, a vontade de acordar cedo continuava forte, fazendo com que ele até mesmo recomendasse essa mesma prática para seus clientes.

Em pouco tempo, ele começou a receber depoimentos de outras pessoas atestando uma melhora significativa na sua qualidade de vida após começarem a acordar mais cedo e cuidarem do seu desenvolvimento pessoal.

Avançando rapidamente até hoje, Elrod é um dos principais palestrantes norte-americanos na área de desenvolvimento pessoal, possuindo hoje uma comunidade com milhares de pessoas que atestam a eficácia do seu método.

O Milagre da Manhã, seu livro de maior renome, é tido por muitos como “um dos melhores livros de transformações já escritos”, já tendo aparecido em mais de uma dúzia de programas de televisão e sendo citado por diversos outros autores.

Quais são então as 6 práticas recomendadas por Elrod, e por que elas são tão eficientes?

 

II. As 6 Práticas para Consolidar sua Rotina Matinal

Tudo o que muitas pessoas desejam é ter uma vida extraordinária e abundante, cheia de boas experiências e recordações, com sucesso financeiro, profissional, intelectual e espiritual.

Contudo, para maior parte dessas pessoas isso é puramente uma ilusão, já que estão rotineiramente sobrecarregadas com as diversas situações que acontecem no seu dia a dia. Sua rotina acaba consumindo todo o seu tempo, e em razão disso, o que mais importa acaba sendo deixado de lado.

Dessa forma, para que você tenha a vida com o nível de sucesso que tanto deseja, você precisa priorizar e dedicar seu tempo também para atividades referentes ao seu desenvolvimento pessoal.

Esse é o intuito do Milagre da Manhã. Mostrar a você 6 práticas diárias que podem mudar radicalmente a sua vida em menos de 1 hora por dia.

 

Prática 1 – Silêncio

Rotina Matinal - Silêncio

Silêncio é a primeira prática, e pode ser uma das áreas em que você mais precisa melhorar neste mundo barulhento, corrido e cheio de estímulos.

Isso é, a maioria das pessoas inicia seu dia de forma caótica, com muita agitação e estresse. Tipicamente, acordamos correndo para nos preparar para o dia, e nossa mente já começa a nos atormentar com pensamentos como “o que precisamos fazer?”, ou “onde precisamos ir?”, ou ainda “quem precisamos ver?”

Se você deseja imediatamente reduzir seus níveis de estresse, então começar cada dia com calma, clareza e paz de espírito permitirá que você entre em um estado mental propício para permanecer focado nas tarefas mais importantes da sua vida.

Basicamente, os benefícios vinculados a períodos de silêncio vêm sendo bem documentos ao longo das eras. Desde o poder de uma oração, até o poder quase mágico da meditação, algumas das mentes mais brilhantes da história possuíam programados horários de silêncio proposital, de forma que transcendessem suas limitações e alcançassem resultados extraordinários.

 

Silêncio: Prática Recomendada

Dentre as várias práticas vinculados ao silêncio, eu penso que a mais recomendada hoje em dia é a meditação. Eu até mesmo já escrevi um artigo específico para falar dos benefícios dessa prática, chamado “Meditação: O Guia Científico para Reduzir o Estresse, Aquietar a Mente, e Ainda Ficar 10% Mais Feliz”.

Dessa forma, nesse artigo eu não vou entrar em muitos detalhes a respeito da prática. Irei apenas te recomendar uma forma fácil e rápida de colocar a meditação dentro da sua rotina matinal.

 

Passo 1

Antes de iniciar sua prática, é importante que você prepare sua mente e diminua as suas expectativas.

Isso é, muitas pessoas acham que o intuito da meditação é parar completamente seus pensamentos, e por isso acabam se frustrando muito ao longo do processo.

Não! O intuito da meditação é fazer com que você passe por todos os passos abaixo o maior número de vezes possível, como se fosse um ciclo.

Funciona de forma similar a um exercício de academia, onde você permanece repetindo o mesmo exercício múltiplas vezes. Quando mais vezes você repete, mais forte você fica.

Feito isso, sente-se confortavelmente em uma almofada ou em uma cadeira e feche os seus olhos.

 

Passo 2

Comece a respirar profundamente e concentre-se na sua respiração. Procure inspirar pelo nariz e soltar pela boca. No final da primeira expiração, conte 1. No final da segunda expiração, conte 2, e assim por diante.

Quando chegar a contar 10, reinicie o processo, começando novamente da contagem do 1.

 

Passo 3

O passo 3 não é voluntário, e acontecerá sem que você perceba. Basicamente, sua mente começará a divagar, com pensamentos a respeito do passado e do seu futuro.

Coisas que você fez e se arrependeu, ou tarefas que ainda precisarão da sua atenção. Memórias boas e ruins, assim como planejamentos de curto e longo prazo.

Emoções que você não possui certeza do que significam, dores que você ainda não havia percebido que estavam te incomodando, tudo isso começará a passar na sua cabeça enquanto você está contando as suas respirações.

 

Passo 4

Para finalizar, perceba que sua mente está divagando e volte sua atenção novamente para a respiração.

Isso é, no momento em que você perceber que sua atenção não está totalmente na entrada e saída do ar nos seus pulmões, aceite que sua mente divagou e calmamente concentre-se novamente na sua inspiração.

Faça isso sem julgamentos, e lembre-se que o intuito desse exercício é justamente fazer com que você passe dos passos 2 a 4 o máximo número de vezes possível.

Embora possa ser difícil no começo, a prática se torna gradualmente mais fácil, e pouco a pouco seus níveis de estresse vão se reduzindo.

 

Silêncio: Práticas Alternativas

Se você não deseja praticar a meditação, existem ainda diversas outras práticas que podem te ajudar no seu momento de silêncio.

Por exemplo, muitas pessoas gostam de iniciar o seu dia com um momento de oração. Dessa forma, se você é praticamente de alguma religião, e se sente inclinado a orar, é plausível que você coloque isso dentro da sua rotina matinal.

Caso a meditação e a oração não sirvam bem a você, então a terceira prática recomendada é que tire um tempo para se sentir grato a algumas coisas que estão acontecendo na sua vida. Você pode se sentir grato pela sua casa, ou pela sua família, ou por qualquer outra coisa que esteja acontecendo hoje com você.

O importante aqui é que você tire um tempo para realmente sentir a gratidão dentro de você, e não permaneça apenas pensando a respeito do que se sente grato. Para facilitar, busque se sentir grato por apenas 3 coisas, e deixe que o sentimento flua dentro de você.

Por último, caso nenhuma das práticas acima seja interessante para você, apenas tire um tempo para refletir intensamente sobre uma situação ou problema que está acontecendo com você.

O seu intuito não será achar uma solução logo de cara, mas esforce-se para ver a situação de diferentes ângulos, e assim aumentar seu entendimento do que está acontecendo.

Artigo Relacionado: Os Seis Chapéus do Pensamento: Como Organizar as Ideias da sua Equipe

 

Prática 2 – Afirmações

Rotina Matinal - Afirmações

Afirmações correspondem a uma das estratégias mais efetivas e rápidas para alcançar o que você deseja para a sua vida. Elas permitem que você desenvolva seus pensamentos, suas crenças e seu foco, de forma que você leve qualquer área da sua vida ao próximo nível!

Mesmo que você não perceba, falar consigo mesmo não é uma prática restrita a loucos. Todos nós mantemos um diálogo interno incessante na nossa cabeça, que se inicia no momento que abrimos nossos olhos de manhã, e que dura até conseguirmos dormir à noite.

A maior parte dele acontece inconscientemente, isso é, nós não o escolhemos conscientemente qual será o diálogo. Ao invés disso, permitimos que experiências passadas – tanto positivas quanto negativas – permaneçam repetindo várias e várias vezes.

Esse diálogo possui uma influência gigantesca sobre seus níveis de confiança, saúde, felicidade, riqueza, relacionamentos, etc.

Dessa forma, se você não tira um tempo do seu dia para escolher quais são as afirmações que permanecerão sendo repetidas no seu inconsciente, então você fica susceptível aos mesmos medos, inseguranças e limitações que fizeram parte do seu passado.

 

Afirmações: Prática Recomendada

Quando falamos de afirmações, o ideal é que elas sempre sejam personalizadas para a sua realidade, de forma que elas tenham assim o maior impacto no seu dia a dia.

Portanto, o passo a passo abaixo visa te ajudar a criar suas próprias afirmações.

 

Passo 1 – Defina o que você realmente quer

O propósito de fazer afirmações é programar a sua mente com as crenças, atitudes, comportamentos e hábitos que são vitais para o seu sucesso. Dessa forma, suas afirmações devem articular claramente o que você deseja, em cada área da sua vida.

Comece, portanto, escrevendo claramente em um pedaço de papel qual a sua visão de uma vida ideal para diferentes áreas da sua vida.

 

Passo 2 – Por que você quer isso?

Todos nós queremos uma vida feliz, saudável, e com sucesso, mas permanecer apenas querendo raramente será uma estratégia efetiva para alcançar o que deseja.

Para sobrepor os obstáculos que aparecerão ao longo do caminho, você precisa definir claramente o porquê você quer isso.

Apenas ao definir um propósito que seja maior e mais poderoso do que a soma de todos os problemas e dos obstáculos incontáveis que aparecerão no seu caminho, é que você vai acordar com disposição e garra para mais um dia de trabalho.

 

Passo 3 – O que você se compromete a fazer?

Quais ações você está comprometido a fazer para que a sua visão se torne realidade?

Por exemplo, se você quer melhorar seu condicionamento físico, então você poderia escrever: Eu estou 100% comprometido a ir para a academia 5 dias por semana e correr na esteira por no mínimo 20 minutos.

Ou, caso seja um vendedor, sua afirmação poderia ser: Eu estou comprometido a fazer 20 ligações para prospectos entre 8h e 9h da manhã.

Obviamente, é importante que você se comprometa aqui com algo que você pode fazer. Dessa forma, se hoje você não está indo para a academia, começar a frequentá-la 5 vezes por semana pode ser um pulo muito grande. O melhor é que você comece com 2 ou 3 vezes por semana.

Procure progredir com passos pequenos, pois eles te motivarão a continuar quando estiver desencorajado, e te ajudarão progressivamente a alcançar seus maiores objetivos.

 

Exemplos de Afirmações

Uma vez que você termine o exercício acima, você pode ainda adaptar casa frase para facilitar a leitura, ou para fazer com que você se sinta mais motivado durante o processo.

Alguns exemplos de afirmações finalizadas são:

Exemplo 1:

Eu sou tão digno, merecedor e capaz de alcançar tudo o que quero, em todas as áreas da minha vida, como qualquer outra pessoa na Terra. A única coisa que me separa da vida mais extraordinária que eu posso viver é o meu nível de compromisso para fazer com que isso se torne realidade.

A partir deste momento, eu estou 100% comprometido com o meu desenvolvimento pessoal, todos os dias, para que eu possa criar e sustentar os níveis de sucesso que eu realmente quero e mereço.

Eu me comprometo agora a agendar e acompanhar HOJE as ações necessárias que garantam que eu crie a vida extraordinária que eu mereço viver. A partir deste momento, desisto de ser perfeito para ser autêntico. Eu serei eu mesmo, vou me amar, e também aos outros.

 

Exemplo 2:

Quanto mais dinheiro eu tiver, mais opções eu tenho para impactar o mundo da maneira que desejo. Também entendo que a minha situação financeira atual é simplesmente um reflexo de como eu tenho me relacionado com o meu dinheiro, com meu trabalho e com as minhas economias.

Ainda assim, não existem limites relacionados a quanto eu posso ganhar, economizar e multiplicar ao longo dos anos. Isso é simplesmente uma questão de investir meu tempo no desenvolvimento e gerenciamento do meu dinheiro.

Então, eu me comprometo a ler consistentemente artigos e livros que vão me ensinar a ganhar, economizar e investir meu dinheiro, para que eu possa me tornar financeiramente livre.

 

Afirmações – Práticas Alternativas

Se você fizer uma pesquisa online buscando aprender mais a respeito do uso de afirmações, é possível que você encontre alguns artigos que falam a respeito de uma prática similar chamada de incantation (encantamento, em tradução literal).

A diferença entre uma simples afirmação e uma incantation está basicamente na intensidade com que você fala suas afirmações e na sua postura corporal enquanto está praticando.

Isso é, o recomendado em uma incantantion é que você não apenas leia suas afirmações, mas que leia com intensidade, como se estivesse fazendo um discurso. A leitura com intensidade transmite uma paixão maior pelo que você está falando, facilitando que aquilo seja incorporado no seu inconsciente.

Além disso, um outro detalhe que você deve atentar é a postura enquanto pratica o exercício. De preferência, execute cada uma das suas afirmações em pé, com o queixo levemente levantado, e com os ombros abertos. Essa postura, geralmente vinculada a coragem, faz com que inconscientemente você esteja mais preparado para enfrentar obstáculos que podem estar vinculados às suas crenças.

 

Prática 3 – Visualizações

Rotina Matinal - Visualizações

Visualizações, também chamadas de visualizações criativas, ou ensaios mentais, referem-se a prática de gerar resultados positivos através da criação mental de imagens onde você executa comportamentos específicos ou alcança resultados específicos.

Diversos indivíduos bem-sucedidos, incluindo celebridades, advogam pelo uso de visualizações. Por exemplo, Tiger Woods, um dos melhores jogadores de golfe de todos os tempos, é famoso por ensaiar mentalmente a execução perfeita de cada tacada.

Além disso, no artigo “Como Melhorar o Foco: O Guia Definitivo para Dar Atenção ao que Realmente Importa”, eu também explico em detalhes como o processo de visualização auxilia seu cérebro na escolha do que deve receber atenção, e no que pode ser ignorado.

Dessa forma, nesse artigo eu não entrarei em detalhes a respeito de como o processo funciona, mas darei uma prática simples que pode ser utilizada todas as manhãs.

 

Visualizações: Prática Recomendada

Como estratégia recomendada, temos as chamadas “visualizações diárias”. Esse é um exercício extremamente simples, que você possivelmente já utiliza ao menos em parte na sua rotina.

A tarefa aqui consiste em você reservar 5 ou 10 minutos no início do seu dia, para imaginar com a maior quantidade de detalhes possível, o que você fará ao longo do dia.

Dessa forma, por exemplo, vamos dizer que você deseja tirar 10 minutos enquanto está no ônibus ou no metrô, indo para o trabalho. Você começa se imaginando descendo do ônibus, e indo até seu local de trabalho. Você imagina exatamente quais pessoas você espera encontrar e qual exatamente será sua primeira tarefa que fará ao chegar.

Você então segue imaginando o que espera encontrar ao longo do dia, e como você responderá a cada demanda que te fizerem. Você imagina um horário mais propício para abrir sua caixa de e-mails, e para conferir suas redes sociais. Você procura colocar a maior quantidade de detalhes aqui, de forma que seu cérebro consiga focar exatamente naquilo que precisa.

Obviamente, é esperado que seu dia não corra exatamente como o imaginado. A finalidade do exercício não é que você consiga planejar todo seu dia, como se interrupções ou distrações não fossem ocorrer. O intuito aqui é fazer com que você consiga prever o que seria ideal, de forma que ao longo do dia, seu cérebro busque se aproximar o máximo possível disso.

Ou seja, você pode não ter um dia perfeito, mas isso não significa que o exercício falhou. O êxito da estratégia ocorre no momento em que você se torna mais consciente sobre quais as tarefas que realmente merecem sua atenção.

 

Visualizações: Práticas Alternativas

Caso a prática colocada acima não seja muito interessante para você, uma outra prática alternativa seria então olhar para o seu passado ao invés do seu futuro. Isso é, ao invés de você ensaiar mentalmente como será o seu próximo dia, busque na sua memória por uma lembrança de um dia que foi produtivo para você.

Viva essa lembrança novamente, visualizando a maior quantidade de detalhes que conseguir lembrar. Então, peço que reflita sobre:

O que você fez nesse dia que permitiu que ele fosse produtivo?

O que você não fez nesse dia que permitiu que ele fosse produtivo?

Quais lições você aprendeu nesse dia que podem ser aplicadas hoje?

É importante ressaltar aqui que o exercício aqui colocado possui uma intenção diferente da visualização previamente recomendada. Enquanto que visualizar o seu futuro permite que você melhore o seu foco, visualizar seu passado permite que você reflita sobre os seus acertos, e execute intencionalmente as lições que aprendeu.

 

Prática 4 – Exercício Físico

Rotina Matinal - Exercício Físico

Você sabe que para se manter saudável, e com um alto nível de energia, você precisa se exercitar consistentemente. Isso não é novidade para ninguém. Ainda assim, é muito fácil criar desculpas a respeito do porque não nos exercitamos.

Duas das maiores desculpas são: “eu estou muito cansado” e “eu não tenho tempo”. Justamente por isso que o exercício físico é incorporado dentro da sua rotina matinal, antes de você se desgastar com seu dia, e antes de você ter a chance de se sentir cansado.

 

Exercício Físico: Prática Recomendada

Como você já sabe, existem várias formas diferentes de praticar exercício físico, desde práticas mais tranquilas, como yoga ou alongamento, até práticas mais agitadas, como uma aula de cross fit ou de spinning.

O recomendado é que você encontre sempre aquilo que funciona bem para você. Se você se sente bem fazendo yoga logo pela manhã, então ótimo! Se você se sente bem fazendo abdominais e flexões de braço, então ótimo também! Não existe certo e errado aqui, apenas aquilo que é otimizado para o seu corpo e para o seu metabolismo.

Ainda assim, algumas recomendações podem ser úteis. Em primeiro lugar, todos nós nos beneficiamos de pegar sol logo pela manhã, portanto, fazer exercício fora de casa pode ser uma opção interessante. Correr na rua, ou uma caminhada em algum parque, podem ser boas escolhas.

Em segundo lugar, a maior parte das pessoas acorda com a temperatura corporal baixa e com uma coordenação motora que deixa a desejar. Dessa forma, o ideal logo pela manhã é que faça exercícios mais tranquilos. Novamente, uma caminha na rua ou em algum parque ajudaria muito seus níveis de alerta, favorecendo um dia produtivo.

 

Exercício Físico: Práticas Alternativas

Mesmo que você se comprometa a se exercitar de manhã, é possível que ainda não encontre o tempo necessário, principalmente se você não se preparou no dia anterior.

Justamente por isso, recomendo que leia o artigo “5 Medidas Simples para Criar o Hábito de Malhar”. Nele, eu explico 5 medidas simples, que facilitarão muito a sua vida quando estiver iniciando a sua rotina de treinos.

Além disso, se você realmente não tem tempo, recomendo que leia o artigo “Exercício Físico e Produtividade: Como até mesmo um Treino de 7 Minutos Impacta sua Performance”. Lá você encontrará um treino simples, de apenas 7 minutos, que possui amplos benefícios, e é recomendado em artigos científicos.

 

Prática 5 – Leitura

Rotina Matinal - Leitura

Leitura é a quinta prática recomendada por Elrod, e é forma mais fácil de transformar qualquer área da sua vida. É um dos métodos mais rápidos para adquirir o conhecimento, as ideias, e as estratégias que você precisa para atingir a vida que você deseja.

A chave aqui é aprender com experts, aqueles que já fizeram aquilo que você quer fazer. Não reinvente a roda, apenas siga o modelo daqueles que já tiveram sucesso, o mais rápido possível.

Além disso, com uma quantidade praticamente infinita de livros disponíveis para cada tópico, não existe limite para o conhecimento que você pode adquiria com a leitura diária.

Artigo Relacionado: Aprendendo a Ler Mais Rápido: A Arte de Ler, Relembrar e Reter mais Livros

 

Leitura: Prática Recomendada

Caso deseje incorporar a leitura dentro da sua rotina, eu recomendo que se comprometa a ler no mínimo 10 páginas por dia, ou pelo menos 5 páginas se você não gosta de ler, ou caso leia muito devagar.

Isso porque ao ler 10 páginas diariamente por um ano, você lerá cerca de 3.650 páginas no ano, o que é o mesmo que 18 livros de mais ou mesmo 200 páginas!

O quanto você acha que sua vida pode mudar caso leia 18 livros de desenvolvimento pessoal nos próximos 12 meses? Quais impactos você acha que isso terá no seu conhecimento, na sua capacidade e na sua confiança?

Você pode encontrar uma lista com os livros que eu mais recomendo na página “Cursos Online e Leituras Recomendadas”.

Além disso, suas leituras não precisam se restringir apenas a livros. Por exemplo, aqui no blog LP Produtividade você encontra mais de 100 artigos relacionas à Produtividade Pessoal. Se comprometa a ler um artigo todos os dias, e tenho certeza de que você colherá resultados surpreendentes!

 

Leitura: Práticas Alternativas

Caso não encontre tempo para leitura, existem ainda outras alternativas muito interessantes para melhorar seu desenvolvimento, tais como podcasts ou audiolivros.

Particularmente, eu gosto muito de ouvir podcasts enquanto estou dirigindo, ou me exercitando. Para ouvi-los, basta acessar o aplicativo “Podcast” no seu iPhone, ou baixar algum aplicativo como o “Podcast & Radio Addict” ou o “Podcast Player” no seu Android.

Além disso, caso se interesse por escutar audiolivros, você pode acessar o site da ubook, e se inscrever gratuitamente para experimentar por 7 dias um catálogo de mais de 120 mil obras. Vale a pena conferir!

 

Prática 6 – Escrever

Rotina Matinal - Escrita

A sexta e última prática recomendada por Elrod é escrita diária, particularmente a escrita em um diário.

Comumente, temos a tendência de relacionar diários a adolescentes apaixonadas, que apenas conseguem sonhar com seus amados. Entretanto, diários podem possuir diversos outros propósitos, podendo ser utilizados como poderosas ferramentas para o combate de sentimentos indesejados, como a ansiedade e o estresse.

De acordo com uma revisão publicada em 2005 pela pesquisadora Karen Baikie, existem diversos benefícios relacionados a “escrita expressiva”, isso é, sobre escrever a respeito de traumas e experiências emocionais. Alguns dos benefícios dessa técnica são:

  1. Redução na pressão sanguínea;
  2. Melhor sistema imune;
  3. Melhor humor;
  4. Melhor bem-estar;
  5. Redução de sintomas depressivos.

 

Escrita: Prática Recomendada

A escrita expressiva consiste em uma forma particular de escrever, onde você escreve tudo o que está passando pela sua cabeça, sem qualquer julgamento ou apreensão.

Basicamente, você não estará escrevendo um livro, nem uma peça de teatro. Você não estará escrevendo para outras pessoas, mas sim para o seu próprio bem-estar.

A intuito é que você retire entre 5 a 20 minutos apenas para escrever, e que faça isso por no mínimo 5 dias consecutivos. Registre todos os seus sentimentos, ideias, metas, realizações, e sucessos, vinculados ao seu crescimento pessoal no passado, ou a respeito do que você ainda deseja para o seu futuro.

Documente o quão cansado, estressado ou sobrecarregado você está se sentindo. Escreva também sobre lembranças boas ou ruins que estão passando pela sua cabeça.

O segredo aqui é que você estipule um tempo de escrita, e não desista até o tempo se esgotar.

 

Escrita: Práticas Alternativas

Caso você não queira escrever sobre seus sentimentos, é possível ainda que você utilize seu tempo de escrita para planejar e priorizar o seu dia.

Isso é, ao invés de escrever em um diário, tire um tempo no início do dia para escrever todos os seus afazeres em uma lista, e para priorizá-los de acordo com a sua importância.

Artigo Relacionado: Matriz de Eisenhower: O Guia Descomplicado para Priorizar as Tarefas do seu Dia a Dia

Como alternativa, você também pode utilizar esse tempo para detalhar seus compromissos diários, ou para rever sua agenda.

O importante aqui é que você passe 5 a 10 minutos se preparando para o dia que terá logo a frente, de forma que esteja pronto para resolver as pendências que ficaram do dia anterior.

 

III. Dúvidas Frequentes

Quanto tempo devo dedicar para cada prática?

Provavelmente, a pergunta mais comum se tratando de uma rotina matinal é “Quanto tempo ela deve durar?” ou “Quanto tempo devo dedicar a cada prática?”

A resposta obviamente depende de quanto tempo você tem para executar sua rotina, e qual a importância que cada prática possui para o seu desenvolvimento.

Sua rotina pode demorar apenas 6 minutos, dedicando 1 minutos para cada uma das práticas acima, ou 60 minutos, dedicando 10 minutos para cada uma das práticas. Você também pode ter apenas 20 minutos para toda sua rotina, e decidir, portanto, usar esse tempo em apenas duas ou três práticas.

Essa decisão cabe apenas a você, sendo que não existe certo e errado aqui. Ainda assim, o exemplo de uma rotina matinal bem comum seria:

  • 5 Minutos em Silêncio, meditando ou orando;
  • 5 Minutos fazendo Afirmações;
  • 5 Minutos Visualizando seu dia em detalhes;
  • 20 Minutos se alongando ou fazendo uma caminhada;
  • 20 Minutos de Leitura;
  • 5 Minutos Escrevendo em um diário ou planejando o seu dia.

 

Posso alterar a ordem das práticas?

A ordem com que cada prática é colocada no seu dia também depende da sua preferência. Isso é, algumas pessoas preferem se exercitar logo que acordam, pois isso aumenta seu ritmo cardíaco, melhorando assim seus níveis de alerta.

Em contrapartida, algumas pessoas deixam o exercício como a última prática, para que executem toda a sua rotina sem estarem suadas.

O ideal é que você confie na sua intuição e organize a sua rotina da maneira que lhe parece mais certa. Conforme o tempo vai passando, e você vai testando sua rotina, você pode alterar a ordem e a duração de cada prática, de forma que ela fique otimizada para você.

Além disso, você não precisa se restringir apenas as práticas recomendadas por Elrod. Por exemplo, muitas pessoas gostam de começar o dia arrumando a cama, ou tomando um copo de água morna com limão. Se é isso é importante para você, então insira isso na sua rotina matinal.

O ideal aqui é que você se mantenha flexível, e até mesmo altere conforme seja necessário.

 

Devo praticar também nos fins de semana?

Geralmente, quando as pessoas iniciam a pratica de sua rotina matinal, elas tendem a fazer isso apenas de segunda a sexta-feira, deixando os fins de semana de fora. Isso acontece porque nos fins de semana tendemos a dormir até mais tarde, e não vemos muito problema em termos um dia mais relaxado e preguiçoso.

Ainda assim, o recomendado é que você execute sua rotina matinal também nos fins de semana. Isso permitirá que seu corpo se acostume com maior facilidade a cada uma das práticas, e te ajudará a ter um fim de semana também mais produtivo.

Portanto, independentemente do horário que você acordar, procure executar sua rotina matinal normalmente, mesmo que seja com uma duração menor do que nos outros dias.

 

Como consolidar minha rotina matinal?

Por último, é importante lembrar que a estruturação e criação da sua rotina matinal é dependente da sua capacidade de formar e consolidar novos hábitos.

Um dos maiores obstáculos que impedem as pessoas de implementar e sustentar bons hábitos é que elas não possuem a estratégia certa para executar a mudança. Elas não sabem o que esperar e não estão preparadas para superar os desafios mentais e emocionais decorrentes da implantação de um novo hábito.

Justamente por isso, antes mesmo de estruturar sua rotina, eu recomendo que você leia o guia “Construindo Hábitos Produtivos: O Guia Fundamental para Desenvolver uma Rotina Produtiva”. Nele, eu explico em detalhes como nosso cérebro cria e consolida novos hábitos, e forneço algumas dicas importantíssimas para que você construa sua rotina.

Além disso, no artigo eu também detalho a importância que bons hábitos possuem na nossa vida, e discuto por que é tão difícil, e até mesmo doloroso, mudar seus hábitos caso você não utilize a estratégia certa.

 

IV. O Desafio de 30 Dias

Finalmente, agora você já está preparado para nosso desafio de 30 dias, onde você implementará sua nova rotina em 3 fases de 10 dias.

Cada fase representa um nível diferente de desafios emocionais e mentais, que caso sejam previstos de antemão, te ajudaram a incorporar sua rotina matinal com maior facilidade

 

[Dias 1-10] Fase 1 – Isso é Insuportável!

Os primeiros 10 dias de implementação de qualquer novo hábito é praticamente insuportável. Isso é, nos primeiros 2 ou 3 dias, você pode até acordar mais animado, com vontade de realizar sua rotina, contudo, nos dias seguintes a realidade bate a sua porta e você passará a odiar sua rotina.

Ela não vai mais parecer divertida ou emocionante, e você lentamente começará a resistir a sua realização. Principalmente se você estiver acordando mais cedo para executá-la, você ficará mais cansado e tenderá a apertar o botão soneca assim que o alarme apitar.

O problema aqui acontece caso você não perceba que esses sentimentos são temporários, e durarão apenas pelos 10 primeiros dias. Assim que seu corpo começar a acostumar com sua nova rotina, ela não parecerá mais como um peso no início do seu dia, e começará a dar melhores resultados.

Portanto, prepare-se! Os 10 primeiros dias serão os mais difíceis! Mas te garanto, seja forte e resista que logo os resultados aparecerão!

 

[Dias 11-20] Fase 2 – Isso é Desconfortável!

Depois dos 10 primeiros dias, os quais podem parecem impossíveis de serem feitos, sua rotina lentamente começa a se consolidar e você começa a realizá-la com maior facilidade.

Ainda assim, essa fase ainda apresenta alguns desconfortos, e requer disciplina e comprometimento da sua parte. Nessa fase, você ficará tentado a voltar para sua antiga rotina, querendo ficar até mais tarde na cama, ou pensando duas vezes antes de iniciar cada prática.

Resista! Esses sentimentos também são temporários, e vão passar assim que você entrar na última fase do desafio.

 

[Dias 21-30] Fase 3 – Isso é Imparável!

Entramos nos últimos 10 dias do desafio, e agora sua rotina já fica muito mais fácil. Ainda assim, não confie que será sempre assim. Caso você não reforce positivamente sua rotina todos os dias, ainda existe margem para você deixar de lado sua nova rotina e voltar para seus antigos comportamentos.

É nessa fase que você deve refletir sobre os reais benefícios da sua rotina, e pensar no longo prazo, no que você ganhará caso execute cada uma das práticas ao longo dos anos.

É na fase 3 também que a sua real transformação começa, já que seu novo hábito começa a fazer parte da sua identidade. Nessa fase, sua rotina transcende o espaço entre algo que “estou tentando fazer”, e se passa a ser “a pessoa em que estou me tornando”.

 

V. Considerações Finais

Assim como casos de sucesso não ocorrem do dia para a noite, o mesmo não acontecerá com sua rotina matinal. A maior parte dos seus comportamentos improdutivos, ou pouco saudáveis, foram criados em decorrência de repetidas ações tomadas no passado.

Apenas mais uma manhã improdutiva? Apenas mais um dia desperdiçado? Pense bem, pois esse pode não ser exatamente o caso!

Mas da mesma forma que rotinas pouco saudáveis foram criadas ao longo dos anos, rotinas saudáveis também podem ser cultivadas da mesma maneira.

Independente de qual rotina for escolher, a chave aqui é consistência. E lembre-se que a maneira como você inicia seu dia, tem grande impacto na maneira como ele vai terminar!

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” – Aristóteles

 

Referências

Livros:

 

Podcasts:

 

Vídeos:

 

Artigos:

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

E-book

29 Métodos de Produtividade Pessoal: O Guia Definitivo para Escolher Já o Seu!

Faça Agora o seu Download Gratuito do Livro!

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...

6 Respostas para “Rotina Matinal: O Guia Fundamental para Iniciar o Seu Dia em Alta Performance!

  • Sou apaixonada por textos simples, objetivos e ricos em conteúdo. Você faz isso muito bem nos seus artigos, Leonardo Polak, venho sempre aqui ler. Gratidão!

  • Otimo artigo ! Estou no 3 dia do desafio xD

  • Sensacional o artigo, Leonardo!! Muito obrigado por consolidar todas essas valiosas informações de uma forma tão clara e empolgante! Estou determinado a iniciar o meu ritual matutino diário a partir de amanhã mesmo!! Um forte abraço! Raul Guimarães.