Minha Revisão Anual de 2016!

Esse ano eu estou escrevendo minha primeira revisão anual, a qual me fornece a chance de olhar para os meus últimos 12 meses, e pensar sobre o que deu certo, o que não deu tão certo assim, e também sobre o que poderia ter sido melhor.

Basicamente, esse é um processo pessoal, que não está relacionado ao quanto eu progredi comparado a outras pessoas, mas sim está relacionado ao quanto eu estou progredindo rumo a vida e os resultados que eu desejo para o meu futuro.

Dessa forma, minha revisão não olha apenas para o passado, mas também para o futuro do que eu estou construindo. Ela me questiona sobre como as escolhas que estou fazendo hoje estão ajudando a construir a vida que eu tanto almejo.

Portanto, nessa revisão, eu vou seguir o modelo que o James Clear, do blog JamesClear.com segue todos os anos, e me fazer 3 perguntas:

  • O que deu certo esse ano?
  • O que não deu tão certo esse ano?
  • No que trabalharei no próximo ano?

Então vamos lá?!

 

O que deu certo esse ano?

 

Agora sou um homem casado

Em novembro, o meu maior sonho para esse ano se tornou realidade: eu me casei com uma mulher incrível e maravilhosa, que me fortalece e alegra os meus dias.

No momento que estou escrevendo esse artigo, nós estamos casados a apenas um mês, e eu estou animadíssimo para os próximos 80 anos ao lado dela.

 

Regularidade na escrita

Outra grande meta que eu possuía para esse ano era me manter escrevendo 2 artigos por semana, regularmente, durante todo o ano. Meu primeiro artigo foi publicado em 02 de novembro de 2015, e desde lá eu publiquei 118 artigos no blog LP Produtividade.

Essa é uma grande meta para se atingir, já que durante a minha vida eu nunca havia desenvolvido o hábito de escrever regularmente. Além disso, a busca por me manter consistente durante todo o ano me forçou a estudar muito mais do que eu estava acostumado, precisando ler diversos livros e artigos, ouvir muito mais podcasts, e responder a muitas perguntas.

Com tudo isso, o aprendizado desse ano em relação à escrita foi realmente surpreendente!

 

Construção do blog

Desde o início, eu procuro montar um site que possua a minha cara, e ao mesmo tempo tenha uma navegação fácil e precisa para os meus leitores.

Dessa forma, ao longo do ano, eu tive a oportunidade de testar diversas alterações nas páginas e publicações do blog, e montar um site que hoje possui muito da minha personalidade.

Embora ainda sejam necessárias diversas alterações, eu estou muito orgulhoso do quanto estudei e aprendi sobre a construção do blog, e sobre o quanto eu consegui aplicar diversos dos conceitos que aprendi ao longo do caminho.

 

Comunicação e Mentalidade

Desde o começo do meu curso como Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), com meu grande amigo Edi Born, eu consigo perceber mudanças gigantescas na maneira com que eu me comunico comigo mesmo (diálogo inteiro), e na maneira com que eu me comunico com outras pessoas.

Eu percebi que não julgo tanto as pessoas como julgava antes, e não sou mais tão autocrítico como no passado. Hoje eu sei que o progresso leva tempo, e que de nada adianta eu ficar me culpando ou ficar culpando outras pessoas por não estar alcançando o que eu desejo.

Quer saber mais? Então leia   22 Coisas que Você Ainda Não Sabe a Meu Respeito... Mas que Eu Gostaria que Você Soubesse!

Esse foi o ano em que eu verdadeiramente percebi que sou o responsável pelo meu futuro, e que os meus resultados são dependentes puramente dos hábitos e sistemas que eu pratico.

 

O que não deu tão certo esse ano?

 

Criação de Produtos

Desde que comecei a estudar sobre o mundo digital, eu escuto as pessoas falando que preciso criar um produto meu, ou que preciso vender alguma coisa. Dessa forma, em agosto desse ano eu lancei o curso “Guerra Contra a Procrastinação”, que teve apenas 3 inscritos.

Eu aprendi muito no processo de criação e construção desse curso, mas as minhas expectativas estavam um pouco maiores quanto ao número de inscritos que eu teria montando o curso. Dessa forma, a minha expectativa equivocada é o motivo de eu estar considerando a criação de produtos como algo que não deu tão certo esse ano.

 

Falta de foco a respeito do meu modelo de negócio

Bom, olhando hoje para o meu ano, eu consigo separá-lo em três grandes partes.

Na primeira parte do ano, eu foquei muito mais em formalizar meu modelo de negócio como um consultor em Produtividade Pessoal. Na segunda parte do ano, meu foco foi a criação do curso “Guerra Contra a Procrastinação”. Por último, na terceira parte, meu foco foi para o mercado de afiliados, tentando promover produtos de outras pessoas.

Justamente por não formalizar o meu modelo de negócio, alterando ele por três vezes no ano, eu não tive bons resultados com nenhum desses modelos.

Dessa forma, essa falta de foco me custou caro e eu sei que posso melhorar muito nesse quesito!

 

Trabalhar para mim mesmo

Antes de iniciar a minha jornada de empreendedor, eu não tinha noção do quão complicado é trabalhar para mim mesmo. Eu passei a minha vida toda trabalhando para outras pessoas, sempre com chefes me falando o que eu deveria fazer.

Hoje eu posso dizer que ainda estou aprendendo a trabalhar para mim mesmo. Embora seja difícil, a realidade é que eu ainda estou focando no básico, e ainda assim estou tendo dificuldades para montar um sistema confiável de trabalho.

 

Exercício Físico e Nutrição

Se existe uma área na minha vida que esse ano eu não estou nem um pouco orgulhoso, essa área é a minha saúde. Isso porque embora eu advogue muito pela prática regular de exercício físico, e por uma alimentação saudável, nesse ano eu não segui meus próprios conselhos.

Minha alimentação durante praticamente todo o ano foi desbalanceada, o que me levou a engordar cerca de 8 Kg. Com relação ao exercício físico, meu ano se iniciou bem, sendo que até março eu corria ao menos 3 vezes na semana. Contudo, depois desse tempo minha rotina se alterou e eu deixei o exercício totalmente de lado.

Eu fico indignado com essa realização, o que me força a mudar radicalmente isso para o próximo ano!

 

Meditação

Outra prática que não estou tão orgulhoso diz respeito a regularidade das minhas meditações. Ao longo do ano, tive meses em que meditei por pelo menos 10 minutos todos os dias, e outros meses em que nem mesmo pensei em meditar.

Embora eu consiga perceber grandes mudanças positivas nas minhas atitudes quando estou meditando, ainda assim eu não me mantenho consistente na prática. De alguma forma, a meditação ainda não se tornou uma prioridade nos meus dias.

 

No que trabalharei no próximo ano?

 

Exercício Físico e Nutrição

Nesse ano que está por vir, grande parte do meu foco estará em manter uma prática regular de exercício físico, enquanto promovo alterações suaves e duradoras na minha alimentação.

Quer saber mais? Então leia   22 Coisas que Você Ainda Não Sabe a Meu Respeito... Mas que Eu Gostaria que Você Soubesse!

Agora em dezembro, já estou abrindo mão de comer glúten, a qual é uma mudança extremamente estratégica de reeducação alimentar. Isso porque ao corta o glúten, estou ao mesmo tempo cortando grande parte do meu consumo de carboidratos (massas), e estou me forçando a passar muito mais tempo na cozinha (nada mais de pão, macarrão, pizza ou lasanha congelada!).

No que diz respeito ao exercício físico, planejo voltar a correr, sendo que estarei participando de ao menos duas maratonas no próximo ano.

 

Maior conectividade entre os meus conteúdos

Bom, se nesse último ano eu publiquei 118 artigos, o que falta agora para o próximo ano é conectar melhor esse conteúdo.

Afinal de contas, mesmo que cada artigo seja valioso por conta própria, o maior aprendizado vem da junção e aplicação de todos os conteúdos. Dessa forma, no próximo ano estarei buscando criar muito mais vínculos entre os conteúdos, do que lançar novos artigos.

 

Atualização de publicações

Desde o meu primeiro artigo, (publicado em 02 de novembro de 2015), eu aprendi muito sobre como redigir melhores textos, e sobre como aplicar melhor os conteúdos que estou ensinando.

No próximo ano, estarei atualizando muitas publicações, com a forma mais recente que estou aplicando de escrita, e com novos conteúdos que aprendi ao longo do tempo.

Portanto, mesmo que você não receba 2 e-mails meus todas as semanas, com novos conteúdos, pode contar que receberá ao menos 1 e-mail meu a cada duas semanas, com a atualização de conteúdos mais antigos, que você provavelmente ainda não leu no blog.

 

Maior divulgação do blog

Ao longo do ano, meu maior foco esteve em produzir os melhores conteúdos para o blog, sendo que houveram semanas em que não fiz quase nada além de estudar muito e redigir os textos que seriam publicados.

Infelizmente, isso fez com que eu não produzisse tantos conteúdos para a divulgação externa do site. Portanto, no próximo ano estarei produzindo mais conteúdo para outros blogs, de forma que meus textos possam ser lidos e impactarem muito mais pessoas.

 

Hábitos e Sistemas

Enquanto que nesse ano eu fiz diversos testes, tentando aplicar as metodologias ensinadas por outras pessoas, acredito que já possuo conhecimento suficiente para desenvolver meu próprio sistema de Produtividade Pessoal, na forma como eu gosto de trabalhar.

Aguarde, pois no próximo ano você verá alguns artigos onde estarei relatando como estou usando e adaptando meu próprio sistema de Produtividade Pessoal.

 

Considerações Finais

Pronto! Está finalizada a minha primeira revisão anual! Com ela, espero ter lhe passado um pouco mais do que acontece no meu dia a dia, e lhe mostrado que independentemente do quão bom tenha sido o meu ano, ainda existiram várias coisas que não foram do meu agrado e que precisarei melhorar.

Além disso, esse fica sendo o meu último artigo de 2016, sendo o artigo que também finaliza a meta de escrever regularmente 2 artigos por semana, durante todo o ano. A partir daqui, tirarei o mês de janeiro de férias, onde poderei repensar sobre as minhas estratégias do próximo ano, e lhe trazer sempre o melhor conteúdo.

Fique à vontade para utilizar o modelo que utilizei aqui para fazer sua própria revisão, e ganhar um pouco mais de clareza sobre o que fará no próximo ano.  E como sempre, obrigado pela sua leitura!

Um Feliz Natal e um ótimo Ano novo!

Te vejo ano que vêm!!!

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Download Gratuito

29 Métodos de Produtividade Pessoal: O Guia Definitivo para Escolher Já o Seu!

Cadastre seu e-mail e baixe agora sua cópia do E-book.

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...

29 Métodos de Produtividade Pessoal: O Guia Definitivo para Escolher Já o Seu!

Cadastre seu e-mail e baixe agora sua cópia do e-book.

redirect=/confirmacao-audio-ebook/