Por que ser mais produtivo pode te ajudar a realizar seus sonhos?

Esse texto foi produzido pelo Guilherme Araujo, fundador e idealizador do blog Viva de Sonhos com exclusividade para os leitores do blog LP Produtividade.

Com a correria do dia-a-dia, principalmente nas grandes cidades, é muito fácil ser consumido pela rotina e algumas facilidades do mundo moderno.

Devido a isso, acabamos ficando com o dia cheio, porém, de atividades que não agregam nada de positivo aos nossos objetivos e sonhos.

Por estarmos imersos nesse mar de atividades, é comum termos a seguinte reação:

“Mas eu não tenho tempo para mais nada, como vou acrescentar mais um item na minha lista?”

Quantas resoluções de ano novo não são deixadas do lado durante o ano porque você não teve tempo para alcançar aquilo?

Algumas pessoas, erradamente, pensam que para alcançar seus objetivos, é preciso sacrificar todas as outras áreas da vida (tempo com a família, amigos ou lazer). Na verdade, esse tipo de postura acaba criando mais problemas do que soluções.

Seu corpo irá reclamar porque você está sempre o mantendo sob pressão e atividades estressantes. Descansar também faz parte. Sua família e amigos também vão protestar dizendo que você nunca mais passa tempo com eles.

No fim, isso tudo acaba virando uma bola de neve.

Então, o que fazer? Como é possível realizarmos nossos sonhos e continuarmos tendo tempo para nos dedicar a família, amigos e ao lazer?

Não se desespere, é aqui que entra a produtividade!

 

O que é produtividade?

Para começarmos a aprender como ser mais produtivo vai nos ajudar a alcançar nossos objetivos e realizar nossos sonhos, a primeira coisa a fazer é esclarecer alguns mitos sobre o assunto.

Como por exemplo: uma pessoa produtiva é aquela que está sempre ocupada fazendo alguma coisa “importante”.

Não é bem assim que a coisa funciona.

Se fosse desse jeito, era só enchermos o dia de atividades e tarefas para realizar e pronto.

Mas e aquela parte de dar atenção a família, amigos e ao restante da vida?

Um outro ponto é, por quê algumas pessoas parecem sempre conseguir realizar mais, trabalhando (aparentemente) menos do que a maioria?

Não existe formula mágica para isso. Estamos apenas falando de pessoas mais produtivas. Uma pessoa mais produtiva é aquela que sabe utilizar melhor seu tempo. Isso significa que ela faz mais coisas que realmente importam para atingir seus objetivos de maneira focada e planejada.

Ou seja, o quanto você usa seu tempo para o que realmente importa e de maneira eficiente. Em outras palavras, aumentar a qualidade de como você utiliza o tempo e não a quantidade de tempo que você utiliza para fazer as mesmas coisas.

Existe inclusive um livro que retrata muito bem isso, do Timothy Ferris, que se chama “Trabalhe 4 Horas por Semana“. É uma excelente leitura se você está precisando rever o quanto está trabalhando e o quanto isso realmente está fazendo a diferença na sua vida.

 

Como ser mais produtivo pode ajudar a realizar meus sonhos?

Entendido o conceito de produtividade, qualidade melhor que quantidade, agora fica muito mais simples entender como a produtividade pode te ajudar a realizar seus sonhos. O primeiro passo é você identificar hábitos diários que estão consumindo seu tempo, sem agregar nada de valor aos seus objetivos.

Lembra quando falei acima das pessoas que parecem que tem muito mais tempo que outras e estão sempre realizando seus objetivos? Está é a grande diferença, elas sabem gerir melhor como utilizam esse tempo.

Para começar a trilhar por este caminho também, abaixo vão algumas dicas.

Faça uma lista de todas as suas tarefas diárias e veja onde seu tempo está sendo mais utilizado e faça uma pergunta a você mesmo: Isso realmente está agregando algo de valor a minha vida? Caso a resposta seja negativa, você já tem por onde começar.

Quer saber mais? Então leia   Não Quebre a Corrente: Como visualizar seus hábitos de maneira mais clara

Fazer uma análise de como você está utilizando seu tempo é algo bem interessante e pode surpreender. Por muitas vezes, simplesmente pensamos que “não temos tempo”, quando na realidade estamos usando-o de maneira errada.

O tempo é o mesmo para todos, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Então não tem como você passar a ter mais tempo, o que você pode mudar é a forma como você utiliza ele.

Uma outra coisa que consome muito tempo e temos o costume de pensar que dessa maneira estamos sendo mais produtivos é realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Ser multitarefa não existe, inúmeros estudos comprovam que nosso cérebro não tem a capacidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Na realidade, o que nós fazemos é alternar entre uma coisa e outra, o que gera uma quebra de raciocínio e perda de foco. Essa interrupção do raciocínio e necessidade de alternar para outra atividade, acaba nos fazendo ser, em média, 20% menos produtivos do que poderíamos ser se estivéssemos focados em uma única atividade.

Fazendo uma conta simples, se você passa 10 horas do dia multitarefando, você poderia ter realizado as mesmas atividades em 8 horas caso tivesse focado em uma tarefa por vez.

Já começou a pensar no que poderia fazer a mais com essas 2 horas?

Quando for fazer algo no computador, por exemplo, não deixe aberto 10 abas diferentes. Com isso você acaba pulando de uma para a outra e quando assusta perdeu 1 hora do seu dia e não fez o que deveria ter feito.

Desative também as notificações do celular enquanto estiver realizando atividades importantes, para que você consiga focar 100% naquilo que está fazendo. Separe um horário para olhar os e-mails, responder o Whatsapp, usar as redes sociais. Você deve fazer a sua agenda de acordo com as SUAS necessidades e não daquele e-mail que acabou de receber e parou um projeto importante para responder.

Uma outra coisa que funciona para algumas pessoas é a utilização de navegadores diferentes para trabalho e lazer. Eu por exemplo, utilizo o “Google Chrome” para trabalhar e o “Safari” para meus assuntos pessoais. Assim meu cérebro já sabe em que devo focar naquele momento e não fico tentado a pular para outra atividade.

Isso feito, você começará a perceber alguns momentos na sua agenda em que você gasta mais tempo do que o necessário em determinadas atividades.

O próximo passo é priorizar e planejar. O que realmente importa na sua vida? Comece por aquilo que realmente fará diferença para você realizar seus sonhos. Faça um planejamento pessoal com todas as suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Estabeleça prazos para cada um, essa é uma dica muito importante. Quando estabelecemos um prazo nosso nível de comprometimento com aquilo aumenta e consequentemente nossa tendência de tomar as atitudes devidas para concluir o que nos propusemos a fazer.

Por fim, comece a buscar ferramentas e métodos que irão lhe auxiliar em uma melhor administração do seu tempo e a produzir mais, com maior qualidade e gastando menos tempo. Aqui no LP Produtividade você vai encontrar muitas dicas para fazer isso. Dica de quem acompanha o blog 😉

Por último quero deixar um convite para você conhecer o blog Viva de Sonhos. Lá você encontrará conteúdo 100% gratuito para te ajudar a se planejar melhor e realizar seus sonhos.

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

E-book

29 Métodos de Produtividade Pessoal: O Guia Definitivo para Escolher Já o Seu!

Faça Agora o seu Download Gratuito do Livro!

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...

Trackbacks & Pings

  • #segundainsPIRA [4] - Entrevisa Leonardo Polak :

    […] Link – Por quê ser mais produtivo pode te ajudar a realizar seus sonhos? […]

    7 meses ago