Como se Tornar um Procrastinador Eficiente


Procrastinador Eficiente

O fato é, nós não somos capazes de trabalhar de maneira produtiva por 8 horas consecutivas todos os dias da semana. Nós passamos por momentos em que precisamos procrastinar, deixar de lado por alguns minutos nossas obrigações, e relaxar um pouco a pressão que colocamos sobre nós mesmos todos os dias.

Entretanto, isso não significa que paramos de pensar sobre o que precisamos fazer. De alguma maneira, lá no fundo da nossa cabeça, é como se existisse uma voz que constantemente nos lembra que deveríamos estar progredindo no nosso trabalho ou nos nossos estudos.

Não importa quantas dicas anti-procrastinação você conheça, ou quanta disciplina você possua, algumas tarefas apenas parecem nunca ficar prontas. Nós nos enrolamos para fazê-las e no final acabamos nos sentindo mal por isso. Muitas vezes esse sentimento só piora as coisas, e acabamos procrastinando ainda mais.

É nesse ponto que devemos aliviar ainda mais a pressão e nos permitir procrastinar um pouquinho mais. Mas não procrastinar de qualquer maneira. Já que aquela voz que vem a nossa cabeça continua a nos perturbar, sempre lembrando o que deveríamos estar fazendo, por que não nos divertir um pouco com isso?  Vamos então aprender a restringir nossas escolhas!

 

Psicologia da Escolha

Em seu famoso experimento, a especialista Sheena Iyengar procurou entender como restrições nas nossas escolhas podem alterar nosso comportamento de compra. O estudo ocorreu mais ou menos da seguinte forma:

Um assistente de pesquisa arrumava duas mesas diferentes em um supermercado. Alguns clientes eram direcionados para mesa onde foram colocadas 6 amostras de geleias diferentes, enquanto que outros clientes eram direcionados para outra mesa, onde foram colocadas 24 amostras diferentes.

Em seguida, o comportamento de compra dos clientes do mercador era monitorado, para verificar em qual mesa os clientes compravam mais geleias. Surpreendentemente, os clientes que possuíam menos opções (6 opções) compravam mais que aqueles direcionados para a outra mesa (24 opções).

O que podemos então estimar desse estudo?

Ele nos mostra que as pessoas tendem a tomar decisões de maneira mais fácil quando possuem poucas opções. No caso do supermercado, ele dita que muitas opções na prateleira podem não ser vantajosas para compra de produtos, já que seria mais difícil escolher quando existem muitas opções.  Da mesma forma, quando falamos de produtividade, ao restringir nossas alternativas podemos agir mais rápido, por não ficarmos indecisos.

 

Restrições aceleram nosso desenvolvimento

Comumente, nós reclamos sobre as restrições que temos na vida. Seja falta de dinheiro, falta de tempo ou networking restrito, estamos sempre nos queixando. Entretanto, existe um lado positivo em estabelecermos barreiras. Geralmente são nossas restrições que nos forçam a fazer escolhas e a desenvolver talentos que de outra forma não seriam aprimorados.

Ao nos restringirmos, estamos forçando nossa criatividade em busca de opções, enquanto refletimos sobre o que é importante na tarefa/meta que pretendemos trabalhar. Dessa forma, em grande parte dos casos, agir pode ser simplesmente uma questão de escolher as restrições corretas.

 

Procrastinando rumo às nossas metas

Os três passos abaixo visam colocá-lo em ação. Procrastinar com eficiência é o mesmo que prorrogar nossas tarefas enquanto nos preparamos para agir.

 

1. Reflita sobre o porquê de você estar procrastinando

Existem vários motivos que podem estar te levando a procrastinar. No artigo “Mãos a Obra: Como Parar de Procrastinar e Atingir Logo os seus Objetivos“, eu descrevi quais são os quatro motivos mais comuns pelos quais procrastinamos. Muitas vezes uma simples reflexão sobre os motivos que nos levam a procrastinar já nos fornece um panorama geral sobre o que precisamos mudar, favorecendo entrarmos em ação.

 

2. Defina quais são as restrições poderiam ser usadas para forçá-lo a agir

Existem três categorias de restrições que são comumente utilizadas:

a) Restrições de Tempo: “A quantidade de tarefas a serem realizadas aumenta na mesma proporção que o tempo destinado à sua conclusão”. Quanto mais tempo você fornece para uma tarefa, mais “sub-tarefas” aparecerão no meio do caminho e, consequentemente, maior é o tempo que você levará para concluir seu trabalho.

b) Restrição de Recursos: Restrinja quais são os recursos que você irá utilizar, ou pense em recursos diferentes para conclusão da tarefa.

c) Restrinja seu Ambiente: o ambiente em que trabalhamos possui uma grande influência sobre nossa produtividade. Procure alterar seus arredores sempre que estiver procrastinando. E lembre-se que muitas vezes as pequenas mudanças são que as que trazem os maiores benefícios.

 

3. Coloque em prática

Não adianta apenas idealizar suas restrições. Afinal de contas, não existe pílula mágica para atingir nossas metas. Até mesmo os melhores planos acabam sendo inúteis quando não colocados em prática. Vamos então ver alguns exemplos reais de como poderíamos agir sobre nossas restrições.

 

O Planejamento em Prática

Restrições de Tempo

Algumas vez você já prometeu para si mesmo que pararia de trabalhar no fim de semana, mas se pegou tendo que ir ao escritório no sábado de manhã? Ou alguma vez você já resolveu que alteraria apenas alguns detalhes no seu site, para então ficar horas e horas trabalhando em detalhes que não lhe trarão grandes frutos?

É justamente isso que acontece quando não restringimos nosso tempo. Ao não estipularmos um limite de tempo para concluir uma tarefa, começamos a nos distrair e perder tempo com “sub-tarefas”, que por não entrarem no planejamento, acabam consumindo mais tempo do que o necessário.

Dessa forma, restrinja um número máximo de horas que gostaria de trabalhar na semana, ou coloque temporizadores enquanto estiver trabalhando em tarefas específicas. Dessa forma, você terá um sentimento maior de urgência sobre suas tarefas importantes, o qual o ajudará a entrar em ação.

 

Restrição de Recursos

Alguma vez você já precisou desenvolver uma habilidade e ficou procurando por diversos cursos que lhe pudessem ajudar? Ou alguma vez você já precisou escrever um projeto, e deixou de fazê-lo pois haviam diversas fontes que você poderia consultar?

Busque sempre que possível estipular um limite máximo de recursos que você pode utilizar. Da mesma maneira que no experimento da geleia, muitas escolhas levam a paralisia na hora de agirmos.

Nos exemplos acima, antes de iniciar sua pesquisa, estipule um limite máxime de 5 cursos (ou conforme preferir) que você poderá comparar. Assim que você encontrar os 5 cursos, pare e comece a comparar entre eles para ver qual o melhor.

Para escrever seu projeto, você também pode escolher um limite máximo de 10 artigos ou revisões que serão utilizados. Assim, você não corre o risco de passar muito tempo pesquisando, enquanto seu trabalho continua parado.

 

Restrinja seu Ambiente

De maneira geral, sempre agimos como um reflexo do nosso ambiente. Você provavelmente já percebeu que age de maneira diferente dependendo de onde e com quem está. Nosso ambiente tem uma grande influência sobre nós, e consequentemente sobre nossa produtividade.

Caso seja possível, procure sempre mudar de ambiente quando estiver procrastinando. Se você trabalha em um escritório, trabalhe hoje em uma sala de reuniões ou até mesmo em casa. Caso já trabalhe em casa, procure ir até uma cafeteria, ou outro estabelecimento que lhe ofereça os recursos que necessita. Dessa forma, você se força a sair da sua zona de conforto, o que consequentemente o levará a ação.

Dica: Sempre que mudar de ambiente, estipule qual é a tarefa que deve estar concluída ao deixar o estabelecimento. Dessa forma, você se força a terminar a tarefa o quanto antes, sendo ótimo para sua produtividade pessoal na maioria dos casos.

 

Considerações Finais

Todos nós precisamos procrastinar de vez em quando, mas nem por isso precisamos desperdiçar o nosso tempo. Procure ser criativo com as maneiras com que você utiliza seu tempo e se divirta com isso. Não deixe que suas restrições sejam um limite, mas sim um degrau que você utiliza rumo ao que deseja!

Se alguma das ideias colocadas nesse artigo fez sentido para você, sinta-se a vontade para usar os botões logo abaixo para compartilhá-lo nas redes sociais. Tenho certeza de que mais tarde seus amigos e colegas irão te agradecer!

 

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Quer receber e-mails sobre como vencer a preguiça e procrastinação?

Então se inscreva na lista

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...

Trackbacks & Pings