Método FlyLady: Como Organizar e Limpar sua Casa 15 Minutos por Dia

No final da década de 90, Marla Cilley atingiu o fundo do poço. Um dia, ela olhou para sua casa e percebeu que estava cheia de tralhas, sua pia estava entupida de pratos sujos, e ao olhar sua aparência, parecia que um caminhão tinha a atropelado.

Ela conhecia bem o constrangimento de precisar atender uma visita na porta, para que ela não entre e veja a bagunça que está na sala. Conhecia bem o sentimento de precisar fingir que nem mesmo está em casa, para não precisar convidar sua visita para entrar.

Foi então que um dia ela tomou a decisão de se juntar ao grupo “SHE’s Online”, um grupo voltado a ensinar o sistema criado por Pam Young e Peggy Jones para a limpeza de casa. Pouco a pouco, a rotina de Marla começou a mudar, e em 2001 ela criou seu próprio website, com o intuito de ajudar outras pessoas a passarem pela mesma transformação que ela teve.

O resultado foi a criação do Método FlyLady, que hoje atinge milhões de pessoas, e é tido por muitos como o melhor método de organização e limpeza de casa. O método é descrito com mais detalhes no livro “Sink Reflections”, sendo que nesse artigo meu intuito é trazer as ideias lá defendidas de maneira simples e organizada.

Então vamos lá?!

 

Iniciando o Método FlyLady

Certo, então em primeiro, antes de você conhecer o método, é importante que você entenda um pouco da mentalidade por detrás dele.

Como diria Marla Cilley, “Sua casa não se tornou uma bagunça da noite para o dia, sendo que não vai ficar limpa em apenas um dia”. Dessa forma, o método promove a limpeza e organização da casa através de pequenos passos diários, que ao longo das semanas reorganizarão a sua casa.

O Método FlyLady, portanto, não é puramente uma técnica para limpar a casa, mas sim um estilo de vida, onde você aprende a cuidar e organizar sua casa dia a dia. Uma vez que você entenda isso, podemos começar com o passo a passo do método.

 

1. Comece na Cozinha

De acordo com o Método FlyLady, a cozinha é o coração da casa. Enquanto sua cozinha estiver uma bagunça, você não terá nem mesmo uma noção mínima de que ela está organizada. Portanto, o primeiro passo sugerido no método é fazer a pia brilhar!

(Você pode conferir o passo a passo de limpeza da pia clicando aqui)

Aproveite para checar se as suas esponjas estão em bom estado. Caso não estejam, substitua-as por esponjas novas. Cheque também como está a situação do seu pano de prato. Se estiver sujo, troque-o agora por um pano limpo.

 

2. Planeje como se vestirá amanhã

Como próximo passo, planeje como se vestirá amanhã. Nada de ficar andando pela casa de pijama! Ficar de pijama envia uma mensagem para seu cérebro de relaxamento e preguiça.

Portanto, se você já planeja antecipadamente seu vestuário, seu cérebro se coloca para trabalhar, e permite que você limpe/organize sua casa com muito menos resistência.

 

3. Crie duas rotinas

Como última tarefa do dia, comece a estabelecer duas rotinas simples: uma rotina matinal, para fazer assim que levantar, e uma rotina noturna, para fazer antes de dormir.

O Método FlyLady é amplamente baseado em rotinas. Isso porque rotinas permitem ao seu cérebro trabalhar com menos esforço, gastando menos energia, o que é extremamente benéfico para sua Produtividade. Um exemplo de cada rotina seria:

Rotina Matinal

  1. Arrumar a cama;
  2. Tomar banho;
  3. Vestir-se;
  4. Preparar o café da manhã.

 

Rotina Noturna

  1. Fazer a pia brilhar;
  2. Programar como se vestirá amanhã;
  3. Dar boa noite a todos da família.

 

Assim que tiver concluído esses três passos (limpeza da pia, planejamento do vestuário e definição de rotinas), pare e vá fazer alguma outra coisa. Lembre-se que o princípio da metodologia é fazer um pouco a cada dia. Portanto, continue com os demais passos apenas no dia seguinte.

 

“Destralhando” a Casa

Certo, uma vez que você já tenha terminado as tarefas do dia anterior, chegou a hora de darmos mais um passo e começarmos a “destralhar a casa”. A ideia aqui é que não podemos organizar aquilo que é tralha. Portanto, é necessário se desfazer daquilo que não te serve mais e que infelizmente continua ocupando espaço na sua casa.

Como já é característico do método, comece de leve. O recomendado aqui é para que você passe 15 minutos nos primeiros dias fazendo isso. Dessa forma, marque 15 minutos no seu timer (daqueles de cozinha, ou talvez utilizando o celular), pegue uma sacola ou um saco de lixo, e vá percorrendo a sua casa jogando fora todo o lixo que encontrar (embalagens vazias, papéis, etc.).

Em seu livro, Marla Cilley recomenda que você encontre em sua casa um total de 27 itens para jogar fora ou doar para caridade. Ela diz que realizou essa rotina diariamente por 6 meses, até que absolutamente tudo dentro da sua casa fosse algo que ela amasse ou tivesse grande serventia.

Dessa forma, se você achar que essa é uma boa ideia, percorra sua casa até encontrar os seus 27 itens. Assim que o cronometro atingir os 15 minutos, pare e vá fazer outra coisa. Isso é o suficiente para o seu segundo dia de organização!

No início, pode até parecer que 15 minutos não são o suficiente, mas você se surpreenderá com o que consegue fazer nesse tempo. Nos dias seguintes, repita o processo até o momento em que sua casa estiver totalmente “destralhada”.

 

As 5 Zonas da Sua Casa

Sua casa já está “destralhada”? É melhor que esteja! Esse próximo passo é recomendado apenas para aqueles que já realizaram esse passo, e estão prontos para começar a limpar a casa.

A ferramenta que utilizaremos aqui chama-se limpeza por zonas. A estratégia é muito simples: você divide a casa em 5 diferentes zonas, e a cada semana do mês você limpa uma dessas zonas.

As zonas definidas no livro são:

Zona 1: Varanda, entrada e sala de jantar;

Zona 2: Cozinha, área de serviço e quintal;

Zona 3: Banheiro, quarto das crianças, quarto de visitas e escritório;

Zona 4: Quarto principal, ou suíte;

Zona 5: Sala de estar;

Embora você possa alterar essa ordem como bem quiser, é importante que você mantenha a divisão da casa em 5 diferentes zonas. Isso porque todos os meses do ano podem ser facilmente divididos em 5 semanas, como ilustrado abaixo.

flylady-limpeza-por-zonas

Dessa forma, no primeiro dia de cada mês, você sempre começará um novo ciclo, até mesmo nos meses que dia esse dia cair em um sábado. Com isso, apenas olhando o calendário, você sempre terá uma visão clara de qual região da casa precisa de mais atenção.

 

Planejamento Semanal

Bom, embora existam algumas tarefas que podem ser feitas mensalmente, e para essas tarefas faz sentido ter um planejamento mensal, existem algumas outras que precisam ser feitas no mínimo semanalmente.

Por exemplo, você provavelmente não vai querer trocar a roupa de cama do seu quarto apenas na semana 4 de cada mês. Da mesma forma, é provável que você precise retirar o lixo do banheiro mais de uma vez por mês.

Para essas tarefas, o ideal é que façamos um planejamento semanal, onde você saiba dia a dia o que precisa ser feito na sua casa. Então, por exemplo, seu planejamento poderia ser:

Segundas-feiras: Lavar roupa, trocar roupa de cama, retirar os lixos, retirar o pó acumulado dos móveis;

Terças-feiras: Regar as plantas, passar a roupa e limpar a geladeira;

Quartas-feiras: Varrer a casa, varrer área externa da casa/varanda, planejar o cardápio da semana;

Quintas-feiras: Mercado/Frutaria, e outras atividades fora de casa;

Sextas-feiras: Arquivar recibos da semana, limpar o carro.

Além disso, você deve colocar a limpeza da zona mensal determinada dentro dos dias da semana, talvez limpando 10-15 minutos a cada dia, ou deixar tudo para o fim de semana, como preferir.

O importante aqui é que você deixe tudo isso anotado, e em um lugar de fácil alcance, de forma que não precise ficar pensando muito sobre o que deve fazer a cada dia. Com o passar do tempo, você se acostuma tanto a essa rotina que não precisará nem mesmo conferir suas anotações antes de fazer.

 

Planejamento Alimentar – Cardápio Semanal

Além de planejar a limpeza e organização da sua casa, outro hábito defendido no método FlyLady é o planejamento alimentar, ou cardápio semanal.

Novamente, a ideia aqui é muito simples. Semanalmente, você tira um tempo para definir tudo o que cozinhará durante a semana. Para cada uma das refeições, você já estabelece o que fará e quais são os ingredientes que precisará comprar.

Dessa forma, você otimiza seu tempo no mercado, já que não precisa ir diversas vezes na semana para comprar apenas o que está faltando. Você pode ir apenas uma vez, abastecer os armários e a geladeira, e ficar tranquilo que terá o que precisa até a próxima compra.

Essa é uma estratégia particularmente recomendada para pais que possuem filhos pequenos e que possuem certa dificuldade para comer. Uma vez que o cardápio esteja definido, e todos da casa, inclusive as crianças, tenham acesso a ele, é normal que comecem a se acostumar a comer conforme o que foi determinado.

Agora, com relação a cozinhar o que foi planejado, você pode cozinhar diariamente, tendo sempre alimento fresco, ou também programar um dia para cozinhar para a semana inteira, e deixar os alimentos armazenados em pequenas porções no congelador. Isso vai muito da sua preferência.

 

Montando seu “Diário de Controle”

Como último passo do Método FlyLady, começamos a montar nosso “Diário de Controle”. Assim como as demais tarefas aqui do método, a ideia aqui é muito simples.

O diário de controle é basicamente um fichário, onde você coloca todas as informações relevantes para a limpeza e organização da casa. Se você seguiu os passos comentados até aqui, você já tem no seu fichário o seu planejamento mensal, com as 5 zonas da casa, o seu planejamento semanal, com o que deve ser feito a cada dia da semana, e o seu cardápio semanal, com o planejamento de quais serão suas refeições na semana.

Esses são os documentos básicos do seu diário. Se você ainda não tem esses documentos, não precisa se apavorar. Não tenha pressa, e lembre-se de dar sempre pequenos passos. Lembre-se que sua casa não se tornou uma bagunça em uma semana, então você também não deve esperar que tudo volte a ficar em ordem nesse tempo.

 

Rotinas de Limpeza

Uma vez que você já tenha os documentos básicos no seu fichário, podemos começar a inserir mais algumas informações que virão bem a calhar no futuro. Por exemplo, você pode começar detalhando um passo a passo de limpeza nas 5 zonas da casa.

Qual a rotina de limpeza na entrada da casa? Qual a rotina de limpeza do banheiro? Qual a rotina de limpeza do seu quarto?

Uma vez que você comece a escrever o passo a passo de limpeza, começará a automatizar todo o processo, fazendo com que você não esqueça de limpar nada, e o processo fique mais eficiente.

 

Telefones de Emergência

Além disso, você também pode colocar no seu fichário alguns números telefônicos de emergência, assim como de serviços que você possivelmente precisará.

Por exemplo, como número de emergência podemos colocar a polícia, bombeiro, ambulância, e número de familiares, como seus pais, irmãos e tios. Insira também o número dos seus médicos, incluindo o pediatra do seu filho, e do seu plano de saúde.

Como serviços, insira o número telefônicos da escola do seu filho, e de onde compra gás e água. Você também pode colocar o número do seu mecânico, encanador, eletricista, carpinteiro e outros serviços que você pode precisar.

 

Considerações Finais

A limpeza da casa é um assunto sério! O impacto psicológico de chegar todos os dias em casa e vê-la desorganizada e suja pode ser extremamente danoso para sua Produtividade com um todo.

O Método FlyLady é para todos os dias, todas as casas, e todas as famílias. Você não precisa segui-lo ao pé da letra, mas uma vez que você entenda a mentalidade por detrás do método (fazer um pouco a cada dia), tenha certeza de que terá excelentes resultados!

Caso ainda esteja começando, e entenda bem inglês, sugiro que se cadastre no site FlyLady.net, para receber dicas diárias de como aplicar o método. Em português, você pode encontrar mais informações no blog Vida Organizada, da Thais Godinho, no Organizando.org, da Hélida Trindade, ou no FlyingInBrazil.

Caso você tenha alguma dica, ou conselho a mais para incorporar no método, utilize o espaço de comentários abaixo para deixar sua contribuição.

 

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Quer receber e-mails sobre como ser mais organizado?

Então se inscreva na lista

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...

Trackbacks & Pings