Exercício Físico e Produtividade: Como até mesmo um Treino de 7 Minutos Impacta sua Performance

Eu vou direto ao ponto: você deveria estar se exercitando! Mas não necessariamente pelas razões que você pode estar pensando.

Por exemplo, eu não acredito que o “emagrecimento” seja o principal benefício da prática de exercício físico, e nem mesmo a “aquisição de uma vida saudável”.

Não me entenda mal. Eu gosto tanto quanto você de ter uma vida saudável. Ainda assim, quando se trata de exercício físico, existem diversos outros benefícios até maiores do que esses.

 

5 Benefícios da Prática de Exercício Físico

Dentre os benefícios da prática de exercício físico, vou comentar alguns que impactam nossa performance, e que muitas vezes não são muito comentados. São eles:

 

Benefício 1: Maior Capacidade de Memória

Até alguns anos atrás, as mentes mais brilhantes na neurociência acreditavam que nosso cérebro possui um número determinado de neurônios, e que ao nos tornarmos adultos, nenhum novo neurônio pode nascer. Contudo, isso não é bem verdade.

Em estudos com animais, novos neurônios podem sim ser produzidos ao longo da vida, e até agora, existe apenas um estímulo que conhecemos ser capaz de fazer isso: exercício aeróbico intenso. De acordo com a pesquisadora Karen Postal, presidente da Academia Americana de Neuropsicologia Clínica, “A única atividade que já mostramos ser capaz de desencadear o nascimento de novos neurônios é o exercício aeróbico vigoroso”.

E o que é mais me fascina é onde esses neurônios estão sendo produzidos: no hipocampo, uma região do cérebro relacionada a memória e aprendizado. Basicamente, isso pode ajudar a explicar, ao menos parcialmente, porque tantos estudos identificaram uma ligação entre exercícios aeróbicos e melhoria na memória.

Além disso, recentemente o hipocampo também foi relacionado à capacidade de imaginarmos novas situações. Já que nós sabemos que o exercício possibilita o nascimento de novas células cerebrais no hipocampo, essa descoberta sugere que o exercício também pode ser capaz de melhorar as funções imaginativas do hipocampo.

Portanto, essa hipótese levanta a interessante possibilidade de que o exercício físico pode tornar alunos mais imaginativos na escola e adultos mais criativos no trabalho, com amplos benefícios para a sociedade como um todo.

 

Benefício 2: Mais Energia

Exercício físico aumenta a sua energia! Você provavelmente já ouviu alguém falando isso. Mas não deveria ser o contrário? Você não deveria estar com menos energia depois do seu treino?

Não! E eu lhe explico o porquê.

Basicamente, seu nível de energia é dependente principalmente de dois fatores: o oxigênio que você respira e os nutrientes que você se alimenta. Dessa forma, para que seu corpo possa utilizar apropriadamente desses componentes, eles precisam ser transportados eficientemente até as suas células.

Quando pensamos em transporte dentro do corpo, naturalmente pensamos na corrente sanguínea. Contudo, sangue não é o único fluido que transporta oxigênio e nutrientes no seu corpo. Isso porque praticamente todas as suas células estão envolvidas em outro fluido, o qual chamamos de linfa.

A linfa funciona de maneira similar a um sistema de esgoto no seu corpo, e é responsável por trazer novos nutrientes ás células, e transportar os dejetos celulares para a corrente sanguínea. O problema, contudo, é que diferentemente do sangue, a linfa tem um coração pulsando, que faz com que ela se movimente.

As duas principais formas de mover a linfa dentro do seu corpo são, em primeiro lugar respirando profundamente, e em segundo lugar movimentado os seus músculos, sendo que ambas são alcançadas através do exercício físico.

Dessa forma, quando você se exercita, você está permitindo que mais nutrientes e oxigênio cheguem às suas células, enquanto permite também que seu corpo se desintoxique de todas as impurezas que estavam bloqueadas na sua linfa.

 

Benefício 3: Melhora na Resiliência Emocional

O terceiro benefício vinculado à prática de exercício físico é apontada por um estudo recente, conduzido pela psicóloga Emily Bernstein na Universidade de Harvard.

Emily se interessou muito pelos estudos de psicologia que apontam que o exercício físico é capaz de ajudar pessoas deprimidas ou muito ansiosas. Dessa forma, a psicóloga desenvolveu o seguinte experimento:

Primeiramente, um grupo de 80 pessoas foi dividido em 2 grupos:

Grupo 1: Participantes corriam por 30 minutos;

Grupo 2: Participantes apenas se alongavam.

Em seguida, a pesquisadora desenvolvia uma versão de um experimento clássico no estudo de emoções. Ela solicitava a todos os participantes que assistissem à cena final do filme “O Campeão”, de 1979. Assista e veja por conta própria do que se trata:

Após assistir a cena, os participantes preenchiam um formulário, indicando o quão desapontados se sentiam no final do filme. A pesquisadora ainda mantinha os participantes por 15 minutos, e então entregava um novo formulário para averiguar como estavam se sentindo após esse período.

A conclusão foi que aqueles participantes que tinham feito a corrida de 30 minutos estavam mais propensos a se recuperar do baque que receberam ao assistir ao filme, quando comparados aos que haviam apenas se alongado. Além disso, os resultados mostraram que as pessoas que inicialmente tinham se sentido pior ao assistirem o filme se beneficiaram mais do que os demais participantes.

 

Benefício 4: Clareza Mental

Uma boa corrida muitas vezes pode fazer com que você se sinta renovado. E de alguma forma, esse sentimento pode ser literalmente verdade. Cerca de três décadas de pesquisas científicas em neurociência identificaram que existem vínculos robustos entre a prática de exercício aeróbico e uma subsequente clareza cognitiva.

Por exemplo, em um artigo publicado recentemente pela Academia de Ciências da China, mudanças interessantes podem ser vistas no lóbulo frontal de corredores de longa data. Depois de 30 a 40 minutos de exercício, o suficiente para te fazer suar, pode ser visto um maior fluxo sanguíneo nessa região, o qual é muitas vezes associado a um pensamento mais claro, planejamento prévio, concentração, foco e estabelecimento de metas.

 

Benefício 5: Maior Autoconfiança

Não existe nada mais pessoal do que o seu próprio corpo. Dessa forma, ter a confiança de que você pode se mover com total controle e competência te dá um sentimento profundamente gratificante, que impacta todas as outras áreas da vida.

Se hoje de manhã você definiu um novo recorde pessoal na academia, você pode ter certeza que você vai estar se sentindo mais confiante no trabalho esta tarde.

Isso porque em grande parte das áreas da nossa vida, é muito difícil sabermos se estamos realmente progredindo. É difícil saber se você está sendo melhor como pai, amigo, patrão ou pessoa. Mas com exercício físico não. Ao se exercitar, você consegue perceber exatamente que está se tornando melhor.

E o que poderia ser melhor para alavancar sua confiança do que a prova direta e inegável de que você está ficando melhor? Muitas vezes, apenas essa prova concreta de progresso já faz mais pela sua confiança do que todos os pensamentos positivos que você pode ter sobre a sua performance.

 

O Treino de 7 Minutos

Agora, eu tenho uma ideia do que você pode estar pensando.

“Tudo bem que o exercício físico tem todos esses benefícios, mas eu simplesmente não tenho tempo. Tenho tantos compromissos que não encontro tempo no meu dia para ir à academia ou para correr. ”

Se você está pensando isso, não tem problema, pois a ciência também tem a solução. Em 2013, os pesquisadores Brett Klika e Chris Jordan, do Instituto Americano de Performance Humana, desenvolveram um estudo para entender os benefícios  vinculados a prática de exercícios intervalados e alta intensidade.

O resultado foi a montagem de uma série de exercícios que ficou conhecida como “7-Minute WorkOut”, ou em português “O Treino de 7 Minutos”.

A sequência de exercícios é a seguinte:

  • 30 segundos de polichinelos;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos sentado contra a parede;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de flexões de braço;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de abdominal;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos subindo e descendo de uma cadeira;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de agachamento;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos afundando tríceps na cadeira;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de prancha;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de joelhos elevados;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de estocada;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de flexões de braço com rotação;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de prancha lateral do lado esquerdo;
  • 10 segundos de descanso;
  • 30 segundos de prancha lateral do lado direito.

Para facilitar, você pode ter toda essa sequência com os tempos e ilustrações de cada exercício no aplicativo gratuito “Seven Treinamento de 7 Minutos”, disponível para iOS e Android.

 

Considerações Finais

Se você já pratica exercício, continue fazendo. Se você ainda não pratica, recomendo que comece. Mas atenção, caso você não tenha certeza se está fisicamente capacitado para se exercitar, consulte primeiramente o seu médico de confiança. Ele, mais do que ninguém, saberá te aconselhar sobre a intensidade do seu exercício físico.

Uma vez que você saiba que está tudo bem, pode começar com a série coloca acima. São apenas 7 minutos diários de exercício! Mesmo nos seus dias mais atarefados você deve possuir 7 minutos para se dedicar um pouco à construção de um corpo mais produtivo.

Você está neste planeta para fazer coisas incríveis, e eu honestamente acredito que praticar algum tipo de exercício pode te ajudar a trabalhar melhor.

Se algum dos tópicos abordados nesse artigo fez sentido para você, utilize os botões logo abaixo para compartilhá-lo nas redes sociais. Marque os seus amigos que dizem nunca ter tempo, e mostre que agora eles possuem uma escolha!

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Quer receber e-mails sobre como criar metas de sucesso?

Então se inscreva na lista

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...