Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional: Ilusão ou Realidade?

Equilíbrio

Alguma vez alguém já lhe disse que precisava balancear melhor a vida pessoal e profissional? Alguma vez você já disse a outra pessoa que também precisava disso?

Temos apenas 24 horas no dia, sendo que 8 delas geralmente passamos dormindo, outras 8 horas, pelo menos, passamos trabalhando, e as outras 8 horas que restam, temos que dividir entre família, saúde, diversão, entre outros afazeres.

Não é mistério algum o porquê de começarmos a nos alimentar mal, estarmos sempre cansados, mal-humorados ou sobrecarregados.

Isso provavelmente soa de maneira familiar para você. Como empreendedores, nós sofremos até mais do que outras profissões com questões de como encontrar o equilíbrio entre todas as tarefas. Todos nós trabalhamos demais, afinal de contas, se nós não fizermos o trabalho, ninguém mais o fará. Se um funcionário falta, é você quem precisa correr atrás do prejuízo, trabalhando o dobro. Mas e se você falta, o que acontece? O chefe é o único que nunca pode ficar doente, não é mesmo?

Responder à questão de como encontrar equilíbrio nisso tudo não é tarefa fácil. Requer mais esforço que apenas continuar levando as coisas como estão. Ainda assim, os benefícios em encontrar o equilíbrio são enormes, mesmo que a princípio não os percebamos.

 

Percebendo o equilíbrio

Alguma vez você já praticou slackline? Nesse esporte você precisa se equilibrar em uma fita, ou corda, que está fixa em dois pontos.

Se você teve algum sucesso ao permanecer em cima da corda, provavelmente percebeu que mesmo quando está equilibrado, ainda sente como se não estivesse. Como as suas pernas estão constantemente se mexendo, você permanece ajustando seu equilíbrio para um lado e para o outro, buscando permanecer em pé, fazendo sempre pequenas correções.

A vida também é assim, não acha?

Constantemente estamos fazendo ajustes, procurando sempre o melhor caminho para nos mantermos em pé. Com isso, muitas vezes perdemos a noção se estamos equilibrados ou não, distorcendo assim o verdadeiro significado da palavra equilíbrio.

 

1. Equilíbrio não significa descanso

Se você pensa que atingir o equilíbrio significa finalmente ter o seu descanso tão merecido, então você provavelmente nunca o alcançará. Embora entrar em equilíbrio também envolva descanso, ele não é a base que estamos procurando.

Balancear vida pessoal e profissional está muito mais relacionado a distribuir as diversas áreas da vida de forma que você se mantenha na linha, rastreando seu progresso e consciente de qual caminho é o mais certo a seguir.

 

Equilíbrio precisa ser intencional

Tudo seria mais fácil se nosso único problema fosse relacionado ao tempo.

Quando estamos sobrecarregados, trabalhando até tarde, ou até mesmo em fins de semana, gostamos de pensar que esses acontecimentos fazem parte de apenas um pedaço de nossas vidas. Nossos pensamentos são: logo a situação da empresa melhora, ou logo nós finalizamos aquele projeto importante, e a partir daí tudo será diferente. Em suma, vemos esses acontecimentos como se estivessem acontecendo apenas agora, mas logo fossem passar.

Contudo, sempre estamos em busca de mais e mais, e sempre existem novas situações e projetos para prolongar ainda mais nosso trabalho. Se não agirmos com intenção de mudança, nunca conseguiremos alterar nosso futuro.

 

3. Equilíbrio é dinâmico

Muitas vezes caímos na tentação de acreditar que equilíbrio é um ponto final, um resultado que atingiremos, e que ficaremos felizes por muito tempo ao alcançá-lo. O que falhamos em observar é que equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode significar coisas diferentes dependendo da fase da vida que se está passando.

Muitas vezes uma alimentação balanceada para um jovem pode não ser vista como balanceada para alguém em meia idade. Da mesma forma, o número de horas que precisamos dormir se altera durante a vida, e precisamos nos adaptar conforme elas ocorrem. Portanto, o importante é estar constantemente atento às necessidades do seu corpo, da sua família, do seu trabalho e das demais outras áreas que requerem sua atenção.

 

Encontrando o equilíbrio

Embora não exista uma pílula mágica, existem algumas dicas que podem lhe ajudar. Independentemente da situação em que você se encontra, busque sempre decidir quais dicas fazem mais sentido para o momento atual que está vivendo e aplique pouco a pouco para não desanimar.

 

  • Pause regularmente

Por estarmos constantemente ocupados, geralmente não encontramos espaço para pensar e avaliar nossas atitudes.

Entretanto, tirar um tempo semanalmente para revisar suas metas e objetivos pode ser uma excelente forma de começar a ajustar seu caminho rumo ao equilíbrio. Se possível, busque também tirar um tempo todas as manhãs para cuidar de você mesmo. Se atualmente isso não ocorre, é muito provável que você também não encontrará tempo para cuidar apropriadamente do seu trabalho, ou dedicar tempo aos seus entes queridos.

 

  • Defina um horário para parar de trabalhar

Trabalhar dia e noite faz com que você encontre satisfação apenas com o seu trabalho.

Seja intencional, procure estipular limites de horários nos quais você pode trabalhar. Impor limites é uma ótima forma de estimular sua criatividade. Se você coloca como limite trabalhar por 8 horas ao invés das 10 ou 12 horas diárias, tenho certeza que você ainda encontrará o tempo necessário para fazer tudo aquilo que é essencial para seu negócio, seja eliminando tarefas, priorizando o que é mais importante, ou deixando de procrastinar.

 

  • Agende blocos de tempo

Se você já está habituado a seguir uma agenda ou cronograma, essa dica é ótima para você.

Quando estamos trabalhando muito, temos a tendência de colocar no cronograma nossos compromissos pessoais apenas depois dos nossos compromissos profissionais. Entretanto, recomendo que você altere essa ordem. Inicie colocando no calendário seus projetos pessoas.

Portanto, se você decidir que quinta-feira à noite é dia de um encontro romântico com o seu companheiro(a), coloque já no calendário para não marcar nada próximo ao horário desse compromisso. Se decidir que quer um tempo dedicado para seus hobbies nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h, coloque também no calendário para que você não esqueça.

Procure agendar também tempos para que você fique sozinho, seja para uma caminhada ou para relaxar no sofá. Busque também deixar espaços de tempo entre seus blocos de atividades. Dessa forma, você não corre o risco de deixar de fazer algo planejado, já que o bloco anterior exigiu mais tempo do que o previsto.

 

  • Aprenda a permanecer com a mente no presente

Você já percebeu como temos a tendência de nunca estarmos com a mente focada no presente? Estamos constantemente alternando entre pensamentos e ideias, os quais já aconteceram ou ainda acontecerão. Nossa mente nunca para, mas para que atinjamos balanço entre a vida pessoal e profissional, precisamos estar focados no trabalho sempre que estivermos trabalhando. Precisamos estar focados em nossa família quando estamos com a família, e focados em relaxar quando estamos relaxando.

Foco no momento presente é essencial para a saúde da mente e consequentemente para o seu equilíbrio.

 

  • Aprenda que o trabalho não define quem você é

Como você responde à pergunta “o que você faz? ”. “Empresário”, “professor, “consultor”, “vendedor”? Você é definido apenas pelo seu trabalho? O que você acha de “pai”, “marido”, “irmão”, “escritor”, “corredor”, “atleta”, ou qualquer uma das outras atividades que você também faz?

Você é muito mais do que apenas o seu trabalho. Sem dúvida, você faz muitas outras coisas além do seu trabalho, as quais também podem fornecer satisfação ou realização.

 

Considerações Finais

Ao invés de ficarmos desencorajados pela dificuldade em encontrar equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional, podemos reconhecer essa dificuldade como apenas parte do percurso. Procure ser mais intencional com os ajustes que você faz na sua vida. Na realidade, assim é a vida, um constante reajuste. O que faz a diferença, portanto, é o quão consciente você está dos ajustes que está fazendo.

“A vida é igual andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento. “ – Albert Einstein

 

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Quer receber e-mails sobre como criar metas de sucesso?

Então se inscreva na lista

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...