Eat that Frog: 10 Estratégias para Deixar de Procrastinar

Eat that frog

Mark Twain, famoso escritor norte-americano, uma vez escreveu que “se é o seu trabalho comer um sapo, é melhor fazê-lo como a primeira coisa da manhã. E se o seu trabalho é comer dois sapos, é melhor comer primeiramente o maior deles”.

Essa frase se tornou hoje um mantra no mundo da Produtividade, sendo popularizada por Brian Tracy no livro “Eat That Frog: 21 Great Ways to Stop Procrastinating”.

Bom, nesse momento você já deve estar se perguntando qual a relação entre “sapos” e “produtividade”. Pois é, essa relação não fica tão clara de início, mas daqui a pouco você já vai entender.

Basicamente, Tracy coloca em seu livro que um “sapo” corresponde à sua maior tarefa, aquela que é a mais importante para você, e que também tem grandes chances de você acabar procrastinando, caso não faça alguma coisa a respeito. Seu “sapo” também corresponde aquela tarefa que possui o maior impacto positivo na sua vida e nos resultados que alcançará no momento.

Por esse motivo, a frase de Twain foi utilizada no sentido de que se a primeira coisa que você faz todas as manhãs é “comer um sapo vivo”, você pode passar o dia com a satisfação de saber que essa é provavelmente a pior coisa que vai acontecer com você durante todo o dia!

 

Por que o método “Eat that Frog” funciona?

Basicamente, o que Brian Tracy defende em seu livro é que precisamos sempre fazer a tarefa mais difícil, ou aquela com maior impacto na nossa vida, durante o período da manhã, se possível como a primeira tarefa assim que acordamos.

O objetivo principal aqui é que não procrastinemos a realização dessa tarefa, o que pode acontecer facilmente caso deixemos para realizá-la a tarde ou a noite.

No artigo “Como aumentar nossa força de vontade e evitar péssimas decisões, nós discutimos que nossa força de vontade é um recurso limitado, que funciona como um músculo, podendo entrar em fatiga quando muito utilizado. Através de múltiplas decisões tomadas ao longo do dia, começamos a perder a capacidade de resistir a tentações, e começamos a tomar decisões que comumente nos trazem arrependimento.

Não é segredo para ninguém que o número de pessoas que quebram uma dieta ao anoitecer é maior do que do número de pessoas que quebram a dieta no café da manhã. Da mesma forma, não é segredo algum que o número de traições entre casais também é maior a noite, quando comparado ao período matutino e vespertino.

Da mesma maneira, se temos uma tarefa complicada para ser feita, o ideal é que a façamos de manhã, pois esse é o período onde temos maior força de vontade, dificultando assim que procrastinemos.

 

10 Ótimas Maneiras de Combater a Procrastinação

Em seu livro, além de comentar o conceito de que precisamos “comer nosso sapo” como a primeira tarefa da manhã, Brian Tracy ainda oferece outras 21 técnicas para o combate da Procrastinação. Para que esse texto não se torne tão longo, eu tomei a liberdade de selecionar o que eu considero ser as 10 melhores técnicas dentre todas elas.

 

Técnica 1 – Arrume a mesa

Antes mesmo de você definir qual será o seu “sapo” e aí sim ter o trabalho de comê-lo, você precisará decidir exatamente o que você gostaria de alcançar em cada área da sua vida. Clareza, portanto, é uma das qualidades mais importantes para seu desenvolvimento e produtividade pessoal.

A maior razão que leva as pessoas a procrastinarem e não tomarem decisões talvez seja a ambiguidade, imprecisão ou confusão que muitas pessoas têm sobre o que precisam fazer. Dessa forma, como sua maior tarefa, você teve lutar com todas as suas forças para sempre possuir grande clareza sobre suas maiores metas e afazeres.

 

Técnica 2 – Planeje cada dia antecipadamente

Sempre trabalhe utilizando uma lista! Sempre que algo novo aparece no seu dia, escreva essa tarefa, ou ideia em uma lista, e só então decida o que você deve fazer. De acordo com Tracy, você pode aumentar sua produtividade em 25% ou mais quando trabalha utilizando listas.

Procure fazer sua lista, e com ela priorizar as tarefas do dia seguinte na noite anterior, ou ao final do expediente. Isso permitirá ao seu inconsciente trabalhar na sua lista durante toda a noite, enquanto você dorme, aumentando assim a sua quantidade de insights e ótimas ideias que você tem. Essas ideias podem ser de bom uso no dia seguinte, quando você realmente realizará cada tarefa.

 

Técnica 3 – Aplique a regra 80/20

Talvez você já tenha ouvido falar no “Princípio de Paretto”, ou “Regra 80/20”, que dita que grande parte das coisas que temos na vida não estão distribuídas igualmente. Por exemplo, o princípio dita que 20% dos seus esforços resultam em 80% dos seus resultados. Dita que 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% das suas vendas, e que 20% dos seus serviços e produtos são responsáveis por 80% do seu lucro.

Isso significa que caso você tenha uma lista com 10 itens para fazer, apenas dois desses itens valerão de 5 a 10 vezes mais que todos os demais 8 itens agrupados.

Dessa forma, procure sempre identificar quais são as suas tarefas que mais lhe trarão resultado. Caso tenha dificuldade, ou não saiba como fazer isso, clique aqui.

 

Técnica 4 – Considere as consequências

De acordo com o pesquisador Edward Banfield, perspectiva de longo prazo é o indicador mais preciso que temos hoje para prever se uma pessoa irá ou não se elevar economicamente e socialmente. Após mais de 15 anos de pesquisa, hoje sabemos que a capacidade de imaginar seu futuro a longo prazo é mais importante que histórico familiar, educação, raça, inteligência, conexões, e virtualmente qualquer outro fator para determinar se você terá sucesso na sua vida.

Isso acontece porque pessoas com uma visão estratégica de longo prazo são capazes de tomar melhores decisões a curto prazo. Pessoas bem-sucedidas buscam sempre pensar cinco, dez, vinte anos à frente para garantir que suas atividades e atitudes de hoje promovam o futuro que tanto desejam.

 

Técnica 5 – Uma tarefa de cada vez

Uma das melhores formas de se combater a Procrastinação é parar de focar na grande tarefa que você tem a sua frente, e começar a focar em uma pequena ação, que você pode tomar hoje, que lhe ajudará no projeto como um todo.

Em outras palavras, “Uma jornada de mil milhas se inicia com um único passo”. Dessa forma, procure não focar apenas nos resultados que você está esperando, mas nas pequenas decisões tomadas diariamente, que ao final de semanas, ou meses, farão toda a diferença no andamento do seu projeto.

 

Técnica 6 – Melhore suas habilidades

Quanto melhor você fica em executar uma tarefa, mais difícil será de você procrastiná-la. Uma das maiores razões pelas quais adiamos realizar uma tarefa é que nos sentimos inaptos, inadequados, ou com falta de confiança para finalizá-la. Quando nos sentimos fracos, ou deficientes em uma área, comumente nos sentimos desmotivados e desencorajados para seguir em frente.

Dessa forma, continuamente estude e melhore suas habilidades chave. Lembre-se que o motivo pelo qual você é bom em algumas coisas hoje, é que você conseguiu perseverar sobre os momentos difíceis, onde ainda não possuía o conhecimento ou a experiência para executar bem sua tarefa. Lembre-se que você não “é” ruim no que está fazendo, mas você “está” ruim, e que isso faz parte do processo de aprendizagem. Não deixe isso te desanimar!

 

Técnica 7 – Identifique o que te impede

O que está te segurando, ou impedindo você de realizar sua tarefa? Quais os fatores que estabelecem a velocidade com que você alcança as suas metas? O que evita com que você “coma os seus sapos” todos os dias? Por que você ainda não alcançou seus objetivos?

Todas essas são perguntas extremamente importantes, que você deve responder antes de atingir um alto nível de produtividade e eficiência. Seja lá o que você está fazendo hoje, sempre existem fatores limitantes, que estão te impedindo de atingir todo o seu potencial. O seu trabalho é encontrá-los e combatê-los o mais rápido possível.

 

Técnica 8 – Motive-se a agir

Para que estejamos sempre dando o nosso melhor, precisamos nos tornar mestres no gerenciamento das nossas emoções e da nossa motivação. Precisamos estar constantemente nos encorajando a fazer o nosso melhor e a sermos ao menos um dos melhores na nossa área de atuação.

Para atingir isso, segundo Tracy, você deve se tornar uma pessoa otimista, e resolver que responderá de maneira positiva às palavras, situações, ações e reações que acontecem a sua volta. Você deve se negar a deixar que as dificuldades e contratempos da vida afetem negativamente seu humor e suas emoções.

 

Técnica 9 – Desenvolva um senso de urgência

Talvez uma das qualidades mais aparentes de pessoas bem-sucedidas seja a capacidade de estar sempre entrando em ação. Essas pessoas retiram um tempo para pensar, planejar e estabelecer prioridades, e em seguida se lançam de cabeça nos seus projetos e objetivos.

Dessa forma, são capazes de finalizar uma gama gigantesca de tarefas na mesma quantidade de tempo que uma pessoa comum utilizaria socializando ou trabalhando em tarefas de pouco valor.

Portanto, uma das técnicas mais simples que você pode usar consigo mesmo é estabelecer seus prazos fictícios para seus projetos, e se lançar de cabeça na sua realização.

 

Técnica 10 – Finalize suas tarefas

Por último, de nada adianta todo o planejamento, priorização e a execução das suas tarefas, se você não conseguir realmente finalizar ou concluir seus projetos. De nada adianta trabalhar duro dia após dia se no final você não alcança resultados reais.

Lembre-se aqui que o “Feito é melhor que o perfeito”. Lembre-se que seu maior motivador sempre será os seus resultados e os frutos que está colhendo com seu trabalho.

Portanto, sempre que você se pegar tentando realizar diversos projetos ao mesmo tempo, busque estabelecer quais podem te dar o melhor resultado, e finalize-os o quanto antes. Em seguida, escolha um ou dois novos projetos, e vá fundo novamente. Essa é a melhor forma de você estar sempre progredindo e colhendo bons resultados!

 

Considerações Finais

Lembre-se: ao “comer seu sapo” já pela manhã, você diminui suas chances de procrastinar, e aumenta suas chances de aproveitar melhor o dia, já que se sentirá realizado por ter progredido. Além disso, você tenderá a manter sua cabeça mais limpa, e passará mais tempo fazendo tarefas que realmente gosta de fazer.

Caso você queira saber mais a respeito da metodologia, clique aqui para ter acesso agora a sua cópia do livro.

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Quer receber e-mails sobre como vencer a preguiça e procrastinação?

Então se inscreva na lista

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...