O Vício de Procrastinar: As 7 Diferentes Personalidades de um Bom Procrastinador

7 Personalidades de um procrastinador

Na última vez que você teve a opção entre subir as escadas ou pegar o elevador, você escolheu as escadas? Bom, se você é como a maior parte das pessoas, a resposta é não. Se pararmos para pensar, em nossas vidas estamos constantemente optando pelo caminho mais fácil. Tentamos pegar atalhos, utilizamos o elevador ao invés da escada, com a finalidade de tornar tudo mais simples.

Quando falamos de Procrastinação, isso se torna claro. No artigo “Os 5 melhores vídeos para você vencer, de uma vez por todas, a procrastinação” eu comentei que boa parte desse processo é regulado por nosso sistema límbico, que sempre busca as alternativas mais prazerosas e divertidas para o momento presente.

Neste artigo, vamos examinar alguns dos padrões pelos quais nosso cérebro faz isso, através do uso de algumas metáforas, que buscam deixar o entendimento mais divertido e mais interessante. Então vamos lá!

 

Padrão 1 – A Vaca

No livro “Take the Stairs”, o autor Rory Vaden nos conta uma diferença peculiar na maneira com que búfalos e vacas encaram tempestades. Ele conta que no Colorado, onde ele nasceu e cresceu, existem criações de ambos os animais, e que cada espécie responde de maneira previsível às tempestades que sempre passam de leste para oeste.

Em seu livro, o autor nos conta que as vacas conseguem pressentir quando uma tempestade está se aproximando, e além disso sabem qual é a direção a chuva está vindo (leste). Para fugir da tempestade, elas correm para oeste, em uma tentativa frustrada de não se molharem tanto. Contudo, se você já viu uma vaca correndo, você provavelmente sabe que vacas são um tanto lentas, e, consequentemente, são facilmente alcançadas pela tempestade. Quando alcançadas, as vacas continuam a correr para oeste, ainda tentando fugir, e, por esse motivo, correm junto com a tempestade, aumentando assim o seu tempo de exposição a chuva.

Estúpido, não?!

Seria, mas não é exatamente isso que fazemos quando estamos procrastinando? Quando procrastinamos, também não permanecemos mais tempo expostos a culpa e frustração?

Em contrapartida, búfalos são conhecidos por fazer o contrário das vacas. Quando esses animais observam a tempestade se aproximando de leste para oeste, eles esperam até que a chuva os atinja e então eles correm contra a tempestade. Como consequência, os búfalos conseguem atravessar a tempestade, minimizando assim a dor que eles sofrem.

Portanto, se você quer vencer a Procrastinação, deixe essa mentalidade de “vaca” para trás, e torne-se um “búfalo”, que enfrenta e encara seus desafios!

 

Padrão 2 – A água quente

No livro “212 the Extra Degree: Extraordinary Results Begin with One Small Change”, o autor Sam Parker defende um princípio interessante ao comparar diferentes estados físicos da água, com as nossas atitudes. Como você deve saber, a água entra em ebulição (passa para o estado de vapor) ao atingir 100 °C, e dentre as diversas utilizações que temos para o vapor, podemos até mesmo utilizá-lo para mover um locomotiva.

Em contrapartida, quando a água se encontra a 99 °C, ela ainda não entrou em ebulição, e, portanto, não conseguimos encontrar tanto uso para ela. Em outras palavras, a diferença de 1 °C é a diferença entre movermos uma locomotiva, ou apenas termos água quente.

Certo, mas qual a relação disso com as nossas atitudes?

O nosso comprometimento com nossos projetos funciona exatamente da mesma forma que a água. Você acha que existe diferença entre estar 99% comprometido com um projeto, no lugar de 100% comprometido? Pode apostar que sim! Essa diferença de 1% é o que difere aquelas pessoas que você sabe que pode contar, daquelas que você só pode chamar quando as coisas estão indo bem. Essa diferença de apenas 1% é o que difere aqueles que vão deixar um legado quando partirem, daqueles que passam a vida desperdiçando seu potencial.

Dessa forma, se você quer vencer a Procrastinação, deixe a mentalidade de água quente para trás, dedique-se 100% e torne-se o vapor que movimenta as locomotivas do mundo!

 

Padrão 3 – O ocupado

Se você pegar um pedaço de papel, e colocá-lo sobre o asfalto quente em um dia ensolarado, o que vai acontecer? Nada, não é mesmo? Agora, se você pegar uma lupa, e direcionar os raios de Sol para uma pequena parte do papel, ele pegará fogo, correto?

Por que eu estou dizendo isso? Literalmente, porque foco é poder.

Constantemente, em nossas vidas nos sentimos sobrecarregados pela quantidade de tarefas e responsabilidades que precisamos lidar. Não conseguimos encontrar tempo para fazer todas as nossas tarefas, e quem dirá para realmente aproveitar a nossa vida.

Portanto, se você é uma dessas pessoas que se diz ocupada a todo momento, meu conselho é para que reveja suas prioridades e seu foco. É muito provável que você esteja tentando fazer de tudo um pouco, sem chegar a resultados reais.

Então se você realmente deseja vencer o fantasma da Procrastinação, passe a utilizar seu foco como sua maior fonte de poder! Concentre todo o seu potencial e sua energia em projetos chaves que realmente podem te levar para frente.

 

Padrão 4 – O Sr. M.

Por acaso você conhecer o Sr. M.? Conhece alguém que reclama toda segunda-feira porque precisa trabalhar? Conhece alguém que vive pelo fim de semana, ou apenas pelo happy hour? Conhece alguém que faz questão de utilizar os 7 dias de atestado médico, mesmo quando só precisaria de 3?

Pois é, eu lhe apresento o Sr. Mediocridade!

Isso por ter soado de maneira engraçada, não é mesmo?! Nos dias atuais, infelizmente ainda existem pessoas que parecem não possuir mesmo uma perspectiva de vida. Parecem viver apenas no presente, como se nunca fossem envelhecer. Não pensam no futuro, não pretendem adquirir mais conhecimento durante a vida e com isso obter mais experiência. Fazem o mínimo e o necessário apenas para passar os dias, e deixam tudo para a última hora.

Bom, o motivo pelo qual eu acho isso engraçado, é porque é simples se planejar e começar a fazer suas tarefas antecipadamente. É simples se motivar para fazer suas tarefas antes do prazo. É simples trabalhar de segunda a sexta-feira sem considerar isso como um farto. É simples ser o Sr. Excepcional! Basta estudar, ler e pesquisar o sucesso de outras pessoas e buscar aplicar esse conhecimento na sua própria vida.

Mas sabe o que é ainda mais simples que isso? Continuar a ser Sr. Mediocriadade…

 

Padrão 5 – O Míope

Um professor uma vez possuía uma jarra de vidro, sobre a sua mesa, a frente de toda a sala, com grandes pedras no seu interior. Ele então pergunta aos estudantes, “Essa jarra está cheia? ”, ao qual todos respondem “Sim, claro que está”.

O professor então pega um monte de seixos e joga dentro da jarra, e faz com que eles se acomodem entre as grandes rochas. O professor então volta a perguntar “E agora, a jarra está cheia? ”. Novamente, os alunos sorriem e respondem “Sim, agora ela está cheia”.

O professor então retira de trás da sua mesa um pacote de areia e joga lentamente na jarra, e fica observando lentamente a jarra se encher. Então, ele volta a perguntar “Classe, agora ela está cheia? ”. Os alunos, percebendo que agora não haviam mais espaços dentro da jarra respondem “Sim, agora ela está definitivamente cheia! ”

Novamente, o professor retira de trás da sua mesa um novo elemento. Agora ele possui em suas mãos uma garrafa com água. Ele começa a virar a garrafa e finalmente a água ocupa todos os espaços que realmente faltavam na jarra. Ele então se vira para a classe e diz “Como na vida, nós geralmente pensamos que não conseguimos fazer mais, mas se nos esforçarmos para ser criativos, nós sempre podemos encontrar mais espaços para preencher. ”

Essa provavelmente uma das histórias mais clássicas dentro do mundo do desenvolvimento pessoal. Mas eu não conheço uma metáfora melhor para te falar sobre visão de futuro.

Eu acho muito interessante como algumas pessoas apenas não se esforçam para enxergar um palmo a frente nas suas próprias vidas. São míopes para o próprio futuro. Como consequência, fazem apenas as tarefas mais urgentes do dia, não se preocupando com os resultados que colherão a longo prazo.

Se você é uma dessas pessoas, desenvolva o hábito de estar constantemente trabalhando com metas bem definidas. Comece a se planejar para a próxima semana já na sexta-feira, ou talvez no domingo. Utilize a sua criatividade para encontrar novas maneiras de estar sempre progredindo. Saiba previamente quais são os maiores resultados que você espera para cada dia, e não apenas leve a vida, como se o seu futuro não fosse importante.

 

Padrão 6 – O Atrasado

Você saberia me falar a que horas um pescador acorda? Duas da manhã? Talvez ás três? Talvez às cinco?

Bom, isso depende de diversos fatores, mas alguma vez você já viu um pescador acordar às 10h para ir trabalhar? Muito provável que não, correto?

Pois é, não importa o quão bom seja um pescador. Se ele está sempre atrasado, suas habilidades com pesca não serão o suficiente para compensar a sua inabilidade em gerenciar seu tempo, levando-o ao fracasso.

O mesmo vale para todas as demais profissões. Enquanto que grande parte da nossa função é desenvolver nossas habilidades técnicas, de comunicação e de persuasão, se não desenvolvermos também nossa capacidade de planejamento estratégico, é muito provável que não consigamos ir muito longe.

Se você é um procrastinador crônico, e está sempre atrasado para seus compromissos e prazos, tome muito cuidado! Em algum momento, é muito provável que a casa venha abaixo. Aprenda quais são os motivos que fazem com que você repita rotineiramente esse tipo de comportamento, e estude como mudá-lo da melhor forma possível.

 

 

Padrão 7 – O Sabichão

Por último, existem aqueles que já sabem tudo sobre os diversos assuntos e exemplos que eu coloquei nesse texto. Sabem que devem enfrentar seus medos, devem se comprometer 100% com seus projetos, que precisam planejar seus dias e ter uma boa visão de futuro. Sabem que precisam focar, que é relativamente simples deixar de ser o Sr. Mediocridade, e que não podem passar a vida se atrasando para seus compromissos.

Sabem de tudo isso, mas não sabem que nenhuma frase é tão perigosa como falar “Isso eu já sei”. Porque importante não é apenas saber, mas sim saber e aplicar tudo isso. Dessa forma, eu te faço as seguintes perguntas:

O sucesso do seu negócio prova que você sabe de tudo isso?

Os seus relacionamentos provam que você sabe de tudo isso?

As suas atitudes diárias provam que você sabe de tudo isso?

A sua conta bancária prova que você sabe de tudo isso?

Saber não é o suficiente. Você acha que sabe de tudo, mas se continua adiando seu sucesso, e procrastinando a construção dos seus bons hábitos diários, então na realidade você não sabe de nada!

Como diria Lao Tsé:

Saber e não fazer, ainda é não saber.

 

Considerações Finais

Aí estão As 7 Diferentes Personalidades de um Bom Procrastinador. Você se identificou com algum deles? Gostaria de deixar a Procrastinação de lado, e começar a caminhar rumo a excelência?

Então eu lhe convido para participar comigo, na próxima quinta-feira (21/07), de um Webinário gratuito comigo. Nele, estarei falando a respeito de como a Procrastinação impactou por muito tempo a minha vida, mas hoje é praticamente inexistente nos meus dias.

Para se inscrever gratuitamente, clique no link logo abaixo!

 

Quero Saber Mais!

 

Agradeço a sua leitura e a sua inscrição. Tenho certeza que você irá aprender muito no Webinário que estou preparando com carinho para você.

Nos vemos no Webinário! Um grande abraço do seu Consultor de Produtividade Pessoal, Leonardo Polak.

About Leonardo Puchetti Polak

Especialista em Produtividade Pessoal, apaixonado por alta performance, tecnologia e neurociência.

Quer receber e-mails sobre como vencer a preguiça e procrastinação?

Então se inscreva na lista

redirect=/confirmacao-audio-ebook/

Seu comentário me motiva a continuar escrevendo...